Plantando o Futuro desta edição conversa com presidente da associação Golfinho
O quadro Plantando Futuro desta semana, conversou com Ludmilla Pomarolli, presidente da Golfinho, associação que vem desenvolvendo um trabalho há mais de 25 anos, acompanhando jovens e famílias de Mucuri e atendendo principalmente famílias que vivem em vulnerabilidade social.
Nos últimos dois anos, devido a pandemia o mundo foi forçado a se readaptar a diferentes contextos, para a Golfinho não foi deferente, a equipe de colaboradores atenderam cerca de 200 famílias no ano de 2021. A readaptação se deu através das aulas remotas, dando da assistência para famílias que não tem acesso a tecnologia, a informação, além disso, se manteve distribuindo as refeições que os alunos comeriam na sede, por exemplo.
A Golfinho conseguiu com excelência levar o universo das oficinas socioeducativas para o mundo online. Foram diversos projetos como Percussão, Capoeira, Reforço escolar, Recreação e os ‘oficineiros’ puderam acompanhar os alunos em seu desenvolvimento com as oficinas.
2021 foi um ano em que a associação também ganhou o edital da fundação Abrinq, que a permitiu iniciar um trabalho mais formal na linha de frente dos casos de violência doméstica e abuso sexual.
“A intenção é ensinar e conscientizar todas as crianças, jovens e famílias seja na associação ou dentro das escolas, sobre como agir ao presenciar ou estar diretamente inserido em contexto de violência, além de discutir como é e como precisa ser feito o acolhimento e resposta rápida nestes momentos.” Explica Ludmilla.
Outro projeto que está em vigor é de incentivo ao futebol para os alunos, que tem como objetivo lançar mais crianças no esporte.
Foram diferentes projetos maravilhosos construídos e executados no ano de 2021 e a vontade de fazer mais neste ano que se inicia.
Plantar o Futuro é sobre isso, semear sementinhas que vão germinar, brotar e florescer, trabalho que a Golfinho faz com amor.
// Reportagem Beto Ramos e Redação FM News