FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Esportes Plantando o Futuro

Plantando o Futuro – conheça Zé Bete, treinador que desenvolve um trabalho social através do futebol

 

O quadro Plantando o Futuro desta semana, traz a história de um querido conhecido do município de Mucuri, Zé Bete, como gosta de ser chamado. Natural de Mucuri, Zé Bete foi uma criança que sonhava em ser jogador de futebol, desde pequeno gostava de acompanhar os times na televisão e de jogar o ‘baba’ com a garotada da rua. Com o passar dos anos, o rapaz decidiu ir morar em Porto Seguro, em Caraíva, juntamente com uma parte da família e lá teve a oportunidade de treinar futebol no que mais se aproximava de uma escolinha.

Zé conta que neste período jogando e sendo treinado, uma sementinha foi plantada em seu coração em relação ao futebol e também com o trabalho social junto com as crianças.

“Ali eu joguei bastante, pude ser treinado por alguém que realmente queria ajudar e incentivar as crianças, depois de mais velho eu comecei a trabalhar junto ao treinador e me apaixonei por essa área sabe, deixei guardado no coração o sonho de um dia ter a minha própria escola de futebol para continuar o legado da pessoa que me ensinou jogar e ter amor pelo esporte”.

Em 1997 Zé Bete veio passar férias em Mucuri afim de visitar a família e acabou nunca mais indo embora, já são 25 anos morando aqui e com a intenção de se manter na cidade. Cultivando um sonho gigante, Zé precisou desenvolver uma resiliência admirável pois trabalhou com diferentes coisas até de fato poder seguir com o futebol, o mesmo tem inclusive um lava-rápido na entrada da cidade que o ajuda manter o trabalho social com as crianças.

“A escolinha hoje tem 3 anos, pois iniciou um pouco antes da pandemia e tenho matriculado 45 alunos, é claro que nem todos vão toda a semana, mas é uma alegria imensa trabalhar com eles.” Conta o treinador.

Segundo explica Zé Bete, seu maior objetivo é tirar a meninada da rua e poder trabalhar a questão principalmente da disciplina com eles individualmente e em conjunto, pois dentro do esporte muitos podem não seguir, mas levam consigo os aprendizados que vão aprendendo ao longo dos treinos e temporadas.

O trabalho desenvolvido na escola JSB Esporte, é totalmente social, pois não é cobrado valor de mensalidade e outros custos, os pais e responsáveis pagam apenas o uniforme e dão uma ajuda de custo no caso de jogos em distritos ou cidades próximas de Mucuri.

A escolinha fará inclusive um amistoso, no dia 6 de março com uma escola de futebol de Pedro Canário. Os meninos seguem animados e com vontade de vencer.

“Não é fácil não viu, é preciso muita força de vontade minha e dos garotos, mas nós seguimos fortes e sempre com vontade de vencer, pois acreditamos no resultado positivo para todos.”

Histórias como a de Zé Bete é uma injeção de animo a todos nós, pois é esse tipo de trabalho e missão que representa “Plantar o Futuro”, é neste trabalho, neste convívio que a essência do aprendizado é plantada, por isso é um grande exemplo a todos do município e da região.

 

Reportagem: Beto Ramos
Redação: Onda Verde