FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador

Quadro Fala Pescador conta a história de Maruim, tradicional pescador de Mucuri

 

O quadro Fala Pescador desta semana, traz mais uma figura importantíssima para a cultura pesqueira do município de Mucuri, seu José da Conceição Fileno, mais conhecido como Maruim.  Um dos pescadores mais antigos da cidade, contou em entrevista a redação Onda Verde, como a pesca mudou nos últimos trinta anos.

Filho de Mucuri, sendo nascido e criado aqui, o pescador detalha como era em sua época de pesca, com pouco recurso e nada de tecnologia para auxiliar o ofício. Segundo conta, há trinta anos, tudo era feito e resolvido em Caravelas, município vizinho de Mucuri e para chegar ao local, eram horas de viagem em estrada de terra, onde todos ficavam a mercê das condições climáticas e ou riscos de acidente na pista.

As antigas histórias do pescador narram uma situação em que o mesmo ficou 21 dias a deriva no mar, sem nenhuma forma de contato com quem estava em terra firme, nem ao menos relógio para nortear quantos dias estavam longe de casa.

“Quando ficamos a deriva no mar, eu tinha uns 16 anos e foi assustador, porque naquela época não existia tecnologia para se comunicar, aqui em Mucuri a minha família e a dos companheiros que estavam comigo já tinham nos tido como mortos então quando voltamos foi um choque e um alívio a todos”.

Durante a entrevista a redação Onda Verde, Maruim expõe a história de quando uma de suas embarcações pegou fogo ao ascender a vela para ir ao mar e esse incêndio queimou o coro cabeludo do pescador acelerando o processo de calvície do mesmo.

“Essa história é engraçada hoje né, porque estou mais velho, porque na época foi desesperador pois perdi todo meu cabelo e nunca mais cresceu, é claro que eu já tinha um fator genético da careca, mas acelerou demais [contou rindo]”.

O pescador se aposentou anos depois de trabalho no mar e com o aumento de pescadores no município, mas abriu sua própria peixaria e continuou vivendo da pesca e venda das mercadorias, fortalecendo a cultura pesqueira. O mesmo conta que apenas um de seus filhos continuou na profissão, mas que mesmo assim se sente satisfeito com toda trajetória e com os filhos que seguiram seus caminhos.

Maruim é mais um pescador que fez e continua contribuindo com o município de Mucuri e com a cultura da pesca, que firma ancestralidade da cidade.

Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde