Gêmeas de Teixeira de Freitas são aprovadas em medicina em mais de 30 Universidades
Samyra e Sarah Aramuni de 19 anos, vem chamando a atenção da mídia ao terem sido aprovadas em segundo e terceiro lugar, em mais de 30 universidades públicas no Brasil. As estudantes se formaram no segundo grau em escola pública do interior baiano, na cidade de Teixeira de Freitas, uma das maiores do extremo sul do estado.
Devido a aprovação nesse enorme leque de possibilidades, as gêmeas decidiram migrar para o estado do Rio de Janeiro para estudar medicina na UFRJ, uma das universidades mais importantes do Brasil. A aprovação se deu após a avaliação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Entre as principais universidades em que as jovens foram aprovadas estão: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Segundo relato de uma das irmãs, “a ficha ainda não caiu, mas é realmente muito gratificante porque só a gente sabe tudo que estudou, levantar todos os dias para estudar. A gente estava 100% online então ninguém ficava no nosso pé e a gente estudava” relatou Samyra Aramuni em entrevista.
A notícia viralizou também ao trazer a tona um assunto importante de rotina de estudos, tendo em vista que as jovens tinham o privilégio de manter uma rotina de até 10 horas de estudo diários, diferente de outro estudante (e outros milhares no Brasil) aqui da Bahia que passou em Medicina, porém estava fazendo vaquinha na internet para conseguir custear o básico para ir a universidade, fato que escancara a desigualdade social e racial no pais.
As jovens Samyra e Sarah são um orgulho para o extremo sul baiano e desejamos que TODOS tenha a oportunidade de ter acesso à educação.
// FM News