Fala Pescador – Conheça a história de Pedrão um dos Pioneiros da Pesca em Mucuri e Nova Viçosa
O quadro Fala Pescador volta cumprindo seu principal objetivo: resgatar a cultura pesqueira de nossa Região.
Pedro Conceição Gordo, popularmente conhecido como Pedrão, um pescador de 82 anos que nasceu e vive na região desde o início de sua vida, nascido em Nova Viçosa e mudou-se para Mucuri ainda muito jovem, logo se tornou um pescador conhecido na região e entre seus colegas de trabalho.
Pedrão contou a redação Onda Verde como a vida era diferente há 65 anos atrás em que tudo era uma coisa única, não existia diferença cultural e de sintonia entre Mucuri e Nova Viçosa, por exemplo.
“Antigamente aqui era uma coisa só, fazíamos as festas junto como a de carnaval, pesca, cultura, religião, etc., com o passar do tempo que as coisas foram mudando, as cidades crescendo e houve essa divisão forte”.
Segundo conta, as histórias de pescador são infinitas e a ‘mentira’ é um elemento fundamental para ser legal, pois são histórias lúdicas, que envolvem ‘magia’, a natureza, o mar e naturalmente será incrementada por quem está contando.
“Todo pescador é mentiroso, não tem como, até porque todo peixe que escapa do anzol, o pescador vai dizer que era o maior do mundo, ninguém viu né, daí o pescador acha que está no direito de afirmar o peixe era enorme, mas poderia ser apenar um pedaço de pau [conta rindo]”.
Pedro mesmo aos 82 anos vai semanalmente pescar e fica fora de casa 2 dias geralmente, o mesmo segue sem vontade de parar, pois o mar é um grande amor.
É muito especial e gratificante evidenciar histórias e pessoas como Pedro Conceição Gordo, pois seu trabalho é fundamental para o município de Mucuri, por esse e outros motivos saudamos a vida desse trabalhador.
//Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde