FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Plantando o Futuro

Psicoterapeuta mucuriense compartilha sua trajetória no quadro Plantando o Futuro

 

Plantando o Futuro desta semana traz a história de mais um filho nato de Mucuri, Zeilson Conceição nasceu no município mais especificamente na Jacutinga, filho de pescador, o jovem cresceu na cidade aproveitando a infância livre.

Segundo conta, o mesmo saiu para estudar e ter novas experiencias, tendo em vista que Mucuri não oferecia ao jovem opções de desenvolvimento, por esse motivo decidiu sair.Zeilson aprendeu fora de Mucuri muito sobre sociedade, questões sociais importantes como desigualdade, oportunidades e acessos a cultura, educação, desenvolvimento da juventude e tudo mais, ao voltar ele decidiu que gostaria de “devolver” toda sua bagagem adquirida para o lugar onde nasceu e foi criado.

O jovem se formou na academia em psicoterapia e tem inclusive um consultório aberto, onde recebe diversas pessoas para lidar com o autocuidado de uma maneira mais autônoma e fortalecida, usando tudo que aprendeu na universidade.

“Para ser sincero eu ainda tenho vontade de entrar na política, porque acredito que tudo é política, fazemos política em tudo e eu amo isso, penso que se você deseja a mudança e sabe como ajudar em determinados contextos, então que desenvolva coragem para cumprir o que deseja”. Afirma o jovem.

Como filho de Mucuri, Zeilson expressa sua decepção ao perceber que quase nada mudou de uns anos pra cá, pouco investimento na cidade, na juventude, poucas oportunidades de emprego e formas de criar renda, onde falta organização e planejamento.

“Não adianta gente, não avançaremos se as pessoas continuarem a pensar sozinhas, sem sonhar junto, no coletivo, e é aí onde mora a riqueza, pois são muitas pessoas trabalhando e desejando que dê certo (…) por isso é tão importante que saibamos nos colocar e principalmente seguir o coração. “

Além disso, o jovem trouxe uma perspectiva interessante ao dizer que muitas pessoas que vivem aqui não conhecem a história da cidade, quem eram os povos que habitavam aqui, quem são os pescadores, as marisqueiras, as dançarinas de forró … “As pessoas que moram aqui e fizeram e fazem Mucuri ser o que é” .

Ao finalizar a entrevista, Zeilson reafirma a potencia de sonhar junto, trabalhar juntos para reconstruir a história de Mucuri, preservando seu povo, suas histórias, suas raízes e ancestralidade, pois é isso que o move.

Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde