FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Plantando o Futuro

Plantando o Futuro – Conheça a história de superação e persistência de Marcos Dutra

A redação Onda Verde desta semana, em continuidade ao programa Plantando o Futuro, entrevistou o atleta e professor de Muay Thai Marcos Dutra, um jovem talento, filho da cidade de Mucuri que vem conquistando seu espaço no cenário das artes marciais, através do Muay Thai e do MMA.

Marcos teve seu primeiro contato com o universo da luta por meio da capoeira, na antiga Associação comunitária de capoeira Golfinho, que posteriormente veio a se transformar na Associação Golfinho, projeto essencial para o atleta, que descobriu ali, uma importante afinidade.

Segundo conta, na época em que esteve na capoeira, seu mestre também chamado Marcos, conhecido como Cidão, sofreu uma fatalidade ao ser atingido por um raio na praia que o levou ao falecimento e Marcos Dutra, aos 6 (seis) anos junto a equipe, foi obrigado a parar de praticar a luta.

O garoto por sua vez decidiu buscar novas formas de se manter ativo e em movimento, foi quando entrou para um grupo de dança da cidade, um ambiente totalmente diferente onde teve a oportunidade de continuar seu desenvolvimento físico e psíquico.

“Quando nós tivemos que parar de fazer capoeira devido à fatalidade com o professor Cidão, fiquei desapontado, era algo que eu adorava fazer e já sentia que as artes marciais eram a minha praia. Daí entrei para a dança, e lá eu fazia questão de dar o meu melhor, ser bom naquilo que eu estava me propondo fazer. Na mesma época, tivemos a chegada do Chermon, mestre e professor de Karatê e ele em parceria com a Golfinho distribuiu bolsas para os alunos mais dedicados e eu estava no meio, assim voltei a praticar artes marciais”.

O atleta chegou a ser campeão baiano de karatê, colecionou medalhas regionais e não parou de treinar. Foi então que a modalidade do muay thai o fisgou e se apaixonou completamente por mais uma luta.

Foram anos praticando esportes, seja nas artes marciais ou treinos convencionais, Marcos precisou parar de praticar com tanta intensidade para focar em outras urgências em sua vida, como a necessidade de trabalhar, porém, sem deixar a paixão pelo esporte.

Anos depois o jovem rapaz conheceu a equipe Strike de Teixeira de Freitas e voltou a treinar com seriedade e dedicação, dando o seu melhor no propósito. Em novembro de 2021, Marcos foi campeão baiano de Muay Thai, em Porto Seguro.

Hoje continua sua jornada dentro das artes marciais, se desenvolvendo da melhor forma para se superar e incentivar outros jovens atletas que sonham em viver do esporte.

“Agora junto da Suzano e da Golfinho, estamos cocriando um projeto para dar aulas de Muay Thai para crianças em vulnerabilidade social e/ou que não tem condições financeiras para praticar. Pra mim é um verdadeiro sonho, pois estarei retribuindo ao projeto que me ajudou a descobrir uma habilidade, além de ser algo que amo fazer”, afirma Marcos concluindo sua fala.

Uma história inspiradora, uma semente que plantou seu futuro nas artes marciais e hoje vive de sua paixão.

Marcos é um orgulho para a cidade Mucuri e um bom exemplo de superação, persistência e disciplina, pois mesmo com as dificuldades e os empecilhos nunca deixou de acreditar e de lutar pelo seu sonho. Ouça a matéria na íntegra. 

// Redação Onda Verde 
Texto Carolina Rosa
Reportagem Beto Ramos