FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Fala Pescador conta a história da família de dona Preta e Alcides

 

O quadro ‘Fala Pescador’ que conquistou o coração e ouvidos fiéis dos leitores e ouvintes do Onda Verde, traz nesta semana mais uma história linda de amor e companheirismo.

Alcides Ferreira Sampaio e Aurerina Rocha Gomes, mais conhecida como “dona Preta”, foram um dos primeiros casais a viver plenamente da pesca em Mucuri, sendo seu Alcides pescador e dona Preta marisqueira. Hoje fazem em torno de 20 anos que o pescador faleceu e sua esposa amorosamente conta um pouco da história da família.

Segundo conta a marisqueira, o casamento se deu quando ela tinha apenas 13 anos de idade e seu Alcides foi seu único homem, em uma relação que durou mais de quarenta anos.

Ao ser questionada sobre filhos, dona Preta conta que tem apenas um filho que é de criação, pois ficou grávida aos 13 anos e perdeu o bebê na semana do parto ao presenciar uma briga que envolvia seu marido, que trabalhava de segurança noturno na época.

“Nós morávamos em Itabuna e ele era segurança noturno, aí uma vizinha chegou em casa falando que tinha uma confusão na rua e que Alcides estava no meio, eu com um barrigão sai correndo para ver o que estava acontecendo né, foi aí eu já senti as dores do parto e chamamos a parteira que morava bem perto de nossa casa”.

Quando pariu o bebê já estava morto e segundo conta, a parteira disse a menina de apenas 13 anos que ela nunca mais voltaria a ficar grávida devido ao trauma físico e emocional; “pois assim aconteceu”, afirma a marisqueira.

Dona Preta também contou a redação Onda Verde, que o casal veio para Mucuri e aqui decidiu fincar suas raízes justamente por encontrar um lugar de paz, onde eles poderiam criar seu único filho, trabalhar para ganhar o pão e ter uma vida boa.

Na profissão foram muitas histórias, dias felizes e momentos de dificuldade mesmo, mas Deus nunca deixou faltar e o pessoal da pesca aqui é unido mesmo com os problemas que enfrentamos.

Hoje já se vão mais de 40 anos morando em Mucuri e um amor infinito pela terra que os acolheu, confirmando a história de dona Preta que termina a entrevista reafirmando que a família mora na mesma casa todos esses anos e que ela não deseja sair dali nunca mais.

“Oxe meu filho, já tentaram me tirar daqui muitas vezes, mas eu não saio não. Aqui estão todas as minhas memórias e ficarei até quando Deus quiser”.

Dona Preta e seu Alcides resgatam a essência de Mucuri, da pesca e das práticas ancestrais dessa terra, por isso, por esse e tantos outros motivos que essa família é um orgulho imenso para o nosso município.

 

// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde