Plantando o Futuro destaca a história de um jovem casal empreendedor de Mucuri
O quadro Plantando o Futuro, como o nome sugere tem como objetivo central trazer pessoas reais que vivem ao ‘nosso’ redor e tem histórias de superação, fazendo de seus caminhos sementes a serem plantadas de inspiração a quem escuta. Nesta semana não poderia se diferente, a redação Onda Verde entrevistou um jovem casal de Mucuri que se mudou para Vitória, no Espírito Santo, em busca de uma vida melhor.
Débora Souza e João Henrique é um casal cheio de sonhos, que decidiram sair da terra natal em busca de novos desafios e boas oportunidades de aprendizado, porém não imaginavam que a vida lhes traria tantas surpresas e desafios.
Segundo conta João, ele foi o primeiro a ir e chegando na capital do ES se deparou com alguns desafios, como a demora em conseguir um emprego de carteira assinada e consequentemente a falta de dinheiro que dificultou seu sustento no grande centro.
“Eu já tinha ido pra Vitória e quando decidi ir para morar mesmo e tentar a vida lá fui através de um colega, mas ele também não tinha dinheiro para me ajudar ou até mesmo contatos, por isso eu tinha que fazer aquele sonho acontecer e no começo foi bem difícil, o que me manteve firme é que eu não queria desistir de viver aquilo, por esse motivo quando eu falava com a Debora por telefone fazia de tudo para transparecer que estava tudo bem”
O jovem cheio de sonhos logo conseguiu um trabalho como garçom e a oportunidade o fez acreditar que era possível, segundo ele conta, assim que começou a receber o salário foi juntando o pouco de dinheiro que sobrava, para fazer algum curso profissionalizante.
Débora que ficou mais um tempo em Mucuri sempre que conversava com seu namorado percebia que precisava ir o mais rápido possível para Vitória, principalmente para estar ao lado de seu companheiro, trazendo a afetividade do relacionamento para que os dois pudessem se ajudar financeiramente.
“Depois que eu fui para Vitória com um mês já consegui um trabalho e isso nos ajudou muito, pois fomos conseguindo nos organizar, como montar nossa casinha e ir fazendo as coisas aos poucos, mas acreditando que daria certo” afirma a jovem emocionada.
João e Débora no entanto já tinham habilidade com a área da estética e foi no momento de crise que o casal teve a confirmação do que poderiam seguir profissionalmente, desde então os dois buscaram trabalho em salões de beleza e barbearia, conseguindo se desenvolver cada dia mais.
Hoje o casal de apenas vinte e dois e vinte e sete anos desfrutam de alguns prazeres do trabalho árduo como ter a casa montada e uma moto para transportá-los.
Além disso, o casal está prestes a realizar um sonho especial; abrir o primeiro negócio sendo um salão para que eles possam trabalhar e construir novos degraus do objetivo em comum.
Ao serem questionados do que os fizeram acreditar que tudo daria certo, eles responderam que o segredo é justamente acreditar, trabalhar e não desistir, pois as dificuldades sempre virão ao longa da vida, mas a satisfação de conquistar cada coisa e poder ajudar os familiares, amigos e pessoas amadas não tem comparação.
Por esse motivo que João Henrique e Débora Souza estão fazendo parte do quadro Plantando o Futuro, por que a garra do casal e a vontade de crescer inspira outros jovens a plantar seus sonhos para ver crescer e frutificar, que a história desse casal possa trazer força de vontade a todas e todos que acreditam que tudo é possível, com fé e trabalho.
Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde