FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Plantando o Futuro

Arte e Cultura no quadro Plantando o Futuro

 

O quadro Plantando o Futuro desta semana conta a história de um reconhecido artesão de Mucuri, o Edilson Souza, popularmente conhecido como Cachorrão. Talentoso no entalhe em madeira, Cachorrão conta que seu primeiro trabalho foi aos 15 anos quando pegou uma madeira na Barra, área de mangue, e fez o seu nome, dali em diante foi em busca de se desenvolver testando novas maneiras de fazer sua arte.

Quem mora ou passeia por Mucuri com certeza já deve ter percebido a presença de Cachorrão, com seus longos dreads soltos, roupa fresca, está sempre andando de bicicleta.

O artesão morou duas vezes fora do Brasil, primeiro na Áustria com sua primeira esposa e quase duas décadas depois na Argentina com a segunda esposa, com quem teve seu primeiro e único filho Pedro Ziggy.

“Morei fora e foram experiências interessantes, na  Austria morei dois anos e lá eu fazia os entalhes e vendia, já na Argentina foi uma passagem mais rápida, mas foi bem legal também, porém eu amo isso aqui, morar na praia e poder trabalhar a vontade, por isso eu sempre voltei”, afirma.

São praticamente 30 anos de profissão e é possível ver os trabalhos do artista em diferentes pontos da cidade como em pousadas, restaurantes, barracas de praia, além de casas, chácaras, sítios, fazendas e onde seus clientes demonstrarem interesse.

Os entalhes do artista são variados,  de placas mais simples a complexas e esculturas de animais da nossa fauna, que ele faz de maneira impecável, além de alguns móveis, mesmo não sendo sua especialidade.

“Vou fazendo de tudo um pouco, é claro que por eu não ter todos os recursos, minha especialidade são os entalhes, mas dependendo do que o cliente quer, nós vamos fazendo”.

Como a vida de qualquer pessoa que vive de seu trabalho não é fácil, o mesmo conta que há anos trava uma luta com a prefeitura de Mucuri para ter a sua barraca de  praia novamente na orla, lugar que ele já tinha há anos, mas que os órgãos públicos retiraram para reformar e nunca mais colocaram no local de origem.

“Eu sempre tive minha barraca na praia, porque turista gosta de nos ver trabalhando, porém há mais de cinco anos eles tiraram e nunca mais colocaram, desde então eu luto para conseguir minha barraca, pois cuido do meu filho com o dinheiro do meu trabalho, não posso ficar sem vender”.

Os trabalhos de Cachorrão já viajaram para toda a região e também para São Paulo, Belo Horizonte, diversos lugares do Espírito Santo e Rio de Janeiro, demonstrando a excelência no que faz.

Plantar o futuro é viver do que ama e mostrar a todos que é possível, por esse motivo o artista nos inspira a plantar o futuro e colher a tranquilidade de viver bem.

 

// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde