No quadro Plantando o Futuro desta semana, traz a trajetória de atletas de Karatê do município de Mucuri, que vem desenvolvendo a técnica há quase 13 anos, com força, foco e dedicação.
Não é raro observar os talentos natos que surgem de Mucuri, já retratamos histórias de atletas que vão do clássico futebol, ao atletismo, nado, ciclismo e recentemente os retratos dos lutadores mucurienses que vem colecionando medalhas e vitórias mesmo com mínimos recursos.
Com o karatê não é diferente, o esporte chegou no município há cerca de 13 anos, com o mestre e professor Chermont que iniciou as aulas na época com o projeto Adote um Atleta, juntamente a associação Golfinho, essa união de interesses beneficiou diversas crianças que não teriam condições de arcar com os treinos, mas devido a força de vontade e amor ao esporte, tiveram a oportunidade de se desenvolver.
Yuri, Daniel, Adriano e João Victor são esses exemplos, rapazes que vem representando o município no esporte. João Victor e Yuri que vieram do projeto Adote um Atleta, essa sementinha que foi plantada anos atrás e que literalmente plantaram o futuro, sendo hoje professores da arte marcial.
Segundo contam recentemente trouxeram mais medalhas para Mucuri através do torneio de Karatê em Lajedão município baiano, onde disputaram entre si o pódio e conseguiram mais vitórias para equipe.
“O mais interessante de ter participado dessa competição foi justamente ter lutado com o meu parceiro, por incrível que pareça foi mais difícil e desafiador por nós dois já conhecermos a técnica um do outro” explicou Yuri.
Além disso, os atletas falam da importância do esporte na construção de uma vida com disciplina, respeito e valores que são transmitidos dentro da modalidade.
“Inclusive uma das coisas mais importantes que foi passado pra nós, foi justamente ter acesso a esses ensinamentos sendo crianças que não teriam condições de ter isso, então foi uma oportunidade de ouro fazer parte do projeto Adote um atleta” acrescenta Yuri.
Todos os atletas são de extrema importância para o município e para o esporte, pois deriva deles a vontade de fazer acontecer e crescer. Outro ponto importante citado durante a entrevista é de ser de fato incentivado o esporte pela prefeitura e órgãos responsáveis e principalmente esportes que não sejam o futebol, pois os talentos são muitos.
A equipe de Karatê de Mucuri é um orgulho para todos e merece respeito, fomento e atenção, pois eles plantam o futuro todos os dias, para trazer mais e mais crianças e jovens para o esporte.
// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde