FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Fala Pescador conhece e homenageia Jow Mago, pescador tradicional da cidade

 

O quadro Fala Pescador desta semana, em continuidade ao programa Onda Verde traz a história de um pescador de família tradicional da pesca no município de Mucuri, conhecido como Jow Mago, o jovem de 46 anos, pesca desde muito cedo depois de aprender a profissão com seu pai, que aprendeu com seu avô e assim por diante.

Jow Mago conta que dentro da profissão da pesca, as aventuras são infinitas, cada ida ao mar em busca do sustento é um aprendizado novo, principalmente observando o tempo e a tecnologia em desenvolvimento.

Segundo conta, antigamente as saídas para pescar levavam em torno de 20 dias com todos os homens da família, onde eles pescavam, vendiam e salgavam os peixes que não foram vendidos, tal ação garantia que o alimento durasse até o período de inverno, em que os peixes ficavam mais longe da beira e dificultava a pesca farta.

“Em longos anos de pesca, nós já passamos por muitas coisas diferentes, de momentos aterrorizantes até os dias mais felizes em que a gente se divertia do início ao fim da pesca e de todo o processo de trazer os peixes para a praia” conta Jow.

A família de Jow que como dito acima é tradicional, aprendeu a artes de pescar através de uma memória ancestral e vem sendo passada de geração em geração. Até o momento os netos e bisnetos tem tido a oportunidade de serem criados com esse sustento, porém o pescador Jow já explica que aconselha que seus filhos estudem e busquem outra profissão, já que a pesca infelizmente hoje é ameaçada e tende a ser mais a cada ano.

“Eu falo pro meu filho estudar, ele sabe que se as coisas apertarem ele tem o remo para ir em busca do sustento, mas eu quero que ele encontre uma profissão que ame e que não seja no mar, porque eu sei que não é fácil e hoje ele tem mais opções que a gente teve na minha geração, então na minha visão ele tem que aproveitar”.

Dentro das diversas histórias contadas das idas e vindas, Jow conta de um episódio e que saiu para pescar, com o vento nordeste e mar adentro o tempo virou trazendo o vendo sudeste, porém num momento em que nenhum tripulante tinha consciência da virada o que resultou em momentos de muita tensão, pois acharam que nunca mais voltariam para terra firme.

“Aquela vez eu realmente achei que ia morrer, eu só pensava na minha mãe e pedia muito a Deus que protegesse a minha vida e a vida dos meus companheiros, foram momentos aterrorizantes, porque antigamente não se tinha gps, celular, etc., era na cara e coragem mesmo”.

Após 15 dias vivendo a mercê da maré violenta e sem saber se voltariam para casa, finalmente enxergaram o farol da Vila, que foi o norte para que voltassem para casa. Segundo a história, ao se aproximarem da costa, começaram a ver muitas pessoas na praia, foi então que viram que essas pessoas eram os familiares dos pescadores, que os esperavam com o coração apertado.

A vida no mar não é fácil, por esse motivo o quadro Fala Pescador nasceu, para que tenhamos consciência de como a profissão é de risco e como é importante que todos respeitem e valorizem a pesca, principalmente no município de Mucuri que vive disso e também é um patrimônio cultural do ‘nosso’ povo.

 

Reportagem Beto Ramos
REdação Onda Verde