FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Onda Verde Plantando o Futuro

Plantando o Futuro conversa com Jonas fotógrafo na região há 52 anos

 

O quadro Plantando o Futuro desta semana, tem a honra de trazer a história de Jonas, fotógrafo há mais de 52 anos, colecionando histórias de Mucuri e de toda a região em um tempo em que o registro fotográfico não era algo acessível como é atualmente.

Jonas hoje aos 79 anos, conta mais como era antigamente, onde não se tinha o acesso a fotos como hoje, ele por ser uma pessoa apaixonada por fotos, viu em si a capacidade de fazer registros e vender para as famílias que não tinham câmera, por isso rodou diferentes cidades nos anos 70 e 80, fazendo fotos de casamento, celebrações e registros profissionais.

Devido ao fato de ser um dos únicos que tinha a ferramenta em mãos, Jonas pode fazer registros de políticos, registrou o progresso chegando as cidades do norte do Espírito Santo e o extremo sul da Bahia, além de registrar por anos os operários da Suzano que faziam longas filas para receber as fotos.

Foram anos trabalhando somente com a fotografia, até se converter para a religião Adventista em que os sábados são guardados em agradecimento a Deus, depois disso Jonas e sua esposa que sempre o acompanhou como auxiliar nos trabalhos, foram em busca de outras colocações profissionais, mas sem nunca deixar a fotografia de lado.

Trabalhou por treze anos como vigia na prefeitura de São Mateus onde pode se aposentar e viver mais tranquilamente.

Hoje Jonas, já um senhor de idade com a sua esposa, vivem de fotografias e não revelam por reprodução e sim fazem fotos em porcelana para que os registros fiquem em lugares especiais no cotidiano das pessoas que contratam seu serviço.

“Eu me sinto muito feliz e realizado por toda essa caminhada, pois foram anos trabalhando para chegar aqui e hoje eu me sinto bem, principalmente por ter confiado nos planos de Deus na minha vida. Quando eu me converti, por um instante pensei o que seria de mim sem trabalhar aos sábados, mas foi umas das coisas mais legais que eu fiz pois me ajudou a ter mais fé e tudo foi se encaixando” afirma o fotógrafo.

Jonas plantou o futuro, ao acreditar nos seus sonhos e desejos do coração, por isso ele é mais uma inspiração para todas as pessoas que desejam realizar um sonho, mesmo que isso seja longo prazo, pois os resultados sempre vêm.

 

Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde