O quadro Fala Pescador conta a história do pescador Buzano, confira
No quadro Fala Pescador de hoje, em continuidade ao programa Onda Verde contaremos a história de Altermarque Sampaio Santos, conhecido como Bozano, um pescador tradicional de Mucuri que vive da pesca somente no município há 40 anos.
Bozano nasceu na cidade de Cristal do Norte e ainda criança foi com a família para Cumuruxatiba, também no sul baiano, desde muito novo o menino já se interessava pela pesca e passava o dia no porto da cidade vendo os pescadores mais velhos, naturalmente aprendendo com eles.
Aos 12 anos Bozano ‘foi pro mundão’ como ele mesmo gosta de dizer, saiu em busca das próprias experiencias e principalmente viver da pesca, que sempre foi seu sonho. De Curumuxatiba foi para Corumbau, Caraíva, Porto Seguro e percorreu quase todas as cidades da costa baiana em pouco tempo, sempre em busca da pesca perfeita.
Segundo conta, os pescadores mais velhos ficavam impressionados com a destreza de Bozano na embarcação, pois ele toda vez voltava carregado de camarão, peixes de diversas qualidades, além das histórias.
Com o tempo ele se tornou respeitado no meio, pois tinha força de trabalho, habilidade e nunca deixou o trabalho de lado. Quando decidiu voltar, se encontrou em Mucuri, justamente por ser um local que o proporcionava uma boa pesca e aqui pode fazer bons companheiros de trabalho.
“Eu rodei ‘o mundo’, conheço a Bahia toda pela praia e amo demais o que faço, por isso levo tão a sério, hoje é uma tristeza para eu não poder trabalhar com o que eu gosto de fato, porque estou passando por uns processos de saúde” explicou.
Hoje Buzano é conhecido em todo Mucuri e se sente feliz por estar aqui, morando e por ter constituído sua família em um município que mesmo em meio as dificuldades e questões sempre o acolheu.
// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde