FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador

Fala Pescador tem a honra de apresentar o pescador Oraldo; confira

 

O quadro Fala Pescador desta semana, tem a honra de trazer uma figura importantíssima para a cultura de Mucuri, seu Oraldo, um dos mais conhecidos pescadores que a cidade tem, tanto por seu trabalho, como por ser considerado um guardião da boca da barra, região de encontro do mar com o rio e mangue.

Seu Oraldo foi entrevistado pela equipe do Onda Verde em seu habitat natural, onde tem uma barraca aconchegante chamada Portal da Barra, local que fica na barra e recebe moradores, turistas e pescadores daqui e os que vem de passagem, é de fato um dos lugares mais lindos que poderemos encontrar em Mucuri sede.

O pescador conta um pouco de sua trajetória, nascido na região de Costa Dourada, distrito de Mucuri, o homem é filho de um mucuriense com uma caravelense, duas pessoas totalmente ligadas a terra, conhecedores das águas, das ervas e das formas de vida que se dá neste território.

Por esse motivo seu Oraldo conta que nunca passou pela sua cabeça ser qualquer coisa que não fosse pescador, pois justamente o que teve a chance de aprender com seus mais velhos e desde então segue a profissão.

Após criar a sua família com a esposa, o casal criou cinco filhos da pesca e todos hoje são pessoas de caráter e trabalhadoras, apenas um dos filhos seguiu a pesca, mas o pai conta que isso não é e nunca será um problema, pois sabe que os criou para que eles tomassem suas próprias decisões.

Com muito orgulho o pai cita o filho Davi, que é um dos mais caçulas e que hoje é engenheiro mecânico, estudo e formação que a pesca possibilitou tal conquista.

O filho por sua vez, não contem a alegria e satisfação de fazer parte da família e por de fato poder fazer escolhas conscientes profissionais.

Oraldo relembra também os momentos difíceis, as lutas que sempre estiveram presente na vida da família, como sua embarcação que hoje é mais moderna, mas que iniciou com a jangada e foi evoluindo para canoa com remo e assim por diante.

“As coisas sempre foram difíceis para nós, ninguém sabe, mas a vida do pescador é sofrida, porque nunca se teve o incentivo para exercer a profissão, embora todos gostem de comer peixe, então nada vinha fácil, imagina só formar um filho na faculdade?! Só a gente sabe das lutas” afirma o pescador.

A construção da barraca é outra vitória que merece ser celebrada, pois foi através de trabalho duro e por isso hoje ele é conhecido por não deixar que moradores e visitantes façam o que acham que tem que fazer naquele ambiente, pois ali eles preservam de fato.

Histórias como as do senhor Oraldo é um acalanto aos mucurienses, pois não é raro encontra-lo e o homem de fato lembra um guardião, aquele que fica ali cuidando e preservando o patrimônio cultural e ambiental dessa terra tão rica.

 

// Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde