FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Fala Pescador conta a história do pescador Canã, tradicional em Mucuri

 

O quadro Fala Pescador de hoje traz a história e trajetória de um exímio pescador do município de Mucuri, falaremos do Canã, um homem trabalhador que divide o tempo entre a pesca e a construção civil, devido as condições da profissão, que é sazonal.

Canã é filho de um tradicional pescador, nascido e criado em Mucuri, na zona rural, faz parte de uma família grande espalhada em todo município tendo em vista que são quinze irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe.

Segundo conta, as histórias da família são muitas, tantas que somam como lendas vivas, tanto relacionadas ao mar quanto as vivencias de roça e trabalho local.

Ao ser questionado sobre a profissão de pescador, Canã explica que hoje a pesca está em sua vida há basicamente trinta e seis anos, pois iniciou cedo ainda aos doze.

Toda vida foi muito amor envolvido por estar no mar, ele prioriza a profissão pois é de fato o que ama, porém ainda sim ele explica que a profissão não é fácil pois se você quer pescar de fato com segurança existem restrições que necessitam ser respeitadas como o vento sul, por exemplo.

“O vento sul, todos nós que somos da pesca já sabemos que é respeito, pois quando se está pescando você vai de frente pra onda e com esse vento, não é possível fazer isso, por esse motivo é necessário respeitar o tempo do mar e da natureza, isso é sinal de respeito, entendimento e humildade, não se pode fazer o que quer”.

Além disso, o mesmo explica que por esse motivo, a construção civil é algo que faz parte de sua vida há vinte e dois anos, pois é assim que ele atende os sinais do mar, sabendo que na construção ele garante o pão da mesma forma.

Canã também trabalhou em carretas da prefeitura contra a dengue em momentos críticos do vírus e foi ganhando respeito em toda cidade entre a população, da classe pesqueira aos políticos.

Dentro do seu caminho, conta que sempre foi possível permear entre as profissões com respeito e atenção ao que se faz, entre os pescadores hoje ele é um dos mais antigos, pois muitos estão aposentados e não necessariamente vivem disso.

A história da Canã é daquelas que amamos ouvir e é de dar orgulho a todo município, uma pessoa que é como patrimônio cultural, por esses motivos honramos a sua história, como a de tantos outros que aqui habitam.

 

// Redação Onda Verde
Reportagem Beto Ramos