O Ministério da Saúde estima que 22% da população brasileira está obesa. Em 2006, eram pouco mais que 11%. Essas estatísticas mostram que o número que já é grande deve bater recorde até 2030.
É o que projeta um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Três em cada 10 adultos no Brasil devem sofrer de obesidade até o final da década. A falta de tempo para se exercitar e o excesso de consumo de alimentos “ultra-processados” estão entre as principais causas da obesidade no país.
A assistente administrativa Julia Sipolatti, de 25 anos, desde pequena, sempre esteve acima do peso. A jovem conta que era tímida e deixava de fazer muita coisa por conta da obesidade. “Hoje tudo isso é uma página virada. Boa parte da autoestima conquistada vem dos novos hábitos”, diz.
A assistente administrativa faz atividade física regularmente e já participou até de competições de crossfit. Na nova rotina, a jovem deu espaço para uma alimentação mais equilibrada e tudo com a orientação de uma profissional.
O autor do estudo, Rafael Claro, ainda explica que os mais afetados com a obesidade são mulheres, negros e pessoas de baixa renda e com pouca escolaridade. O estudo também estima que 68% dos brasileiros estarão com sobrepeso até 2030.
Com isso, os riscos dessas pessoas adquirirem hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer são ainda maiores.
A nutricionista Andreza Marques, explica que para evitar esses problemas de saúde é preciso se alimentar melhor, na quantidade certa, e se exercitar.
“As pessoas trabalham muito e isso acaba reduzindo o tempo delas de se cuidarem, consequentemente elas estão mais cansadas e, quanto mais cansadas, menos atividades elas querem fazer”, resume.
//Folha Vitória