O município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, teve o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, quando foram registrados 125 mm na região. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), utilizados pela Defesa Civil Estadual.
Por conta das chuvas, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, cinco famílias estão desabrigadas, uma desalojada e treze estão em áreas de risco sujeitas a alagamentos. Os bairros mais afetados foram: Sernamby, Ideal, Fátima e Centro.
A Defesa Civil listou outros municípios do Espírito Santo onde foram registrados grande acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, entre eles:
- Serra – 61, 59 mm
- Castelo – 59, 55 mm
- Aracruz – 54, 31 mm
- Vitória- 49, 98 mm
- Alegre- 47 mm
ES tem três alertas meteorológicos
O Espírito Santo está sob três alertas meteorológicos em vigor, sendo um de perigo, classificado na cor laranja, e outros dois de potencial perigo, classificado na cor amarela. Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são válidos até as 10h desta terça-feira (25).
O aviso de perigo por conta do acumulado de chuva é válido para dez municípios capixabas que ficam no extremo norte do Estado. Segundo o Inmet, o volume de chuva pode chegar a 60 mm/h ou 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Cinco municípios do Espírito Santo receberam alerta de tempestades, entre eles: Baixo Guandu, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Iúna. O Instituto destacou que, além do volume de chuva poder chegar a 30 mm/h ou 50 mm/dia, há previsão de queda de granizo e ventos intensos de até 60 km/h.
//Folha Vitória