FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Abrolhos Destaques Sustentabilidade

Praça histórica em Nova Viçosa é revitalizada

 

Com mais de 350 anos, a Praça Oscar Cardoso é parte importante da história do município e um dos principais pontos turísticos; a obra recebeu investimentos da Suzano

Espaço de encontro e fé em Nova Viçosa, palco de festas e de acontecimentos históricos. A Praça Oscar Cardoso é um dos pontos turísticos da cidade, que está localizada no extremo sul da Bahia e inicia o novo ano revitalizada, pronta para receber a comunidade e os turistas. O patrimônio com mais de 350 anos de história recebeu um investimento de mais de R$ 200 mil da Suzano. A obra contou com a parceria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Associação Comercial Empresarial de Nova Viçosa (ACENV), do Movimento S.O.S Nova Viçosa e da Prefeitura Municipal de Nova Viçosa.

Médica aposentada e moradora do município, Jean Albuquerque relembra as histórias e destaca a importância do espaço. De acordo com a escritora do livro “Retrato Histórico de Nova Viçosa – Bahia”, a Praça Oscar Cardoso e a igreja estão localizadas de costas para a cidade, mesma posição em que aparecem em um mapa de 1768, época em que o município tinha o nome de Vila Viçosa. A organização da vila e o desenho do mapa ficaram por conta do ouvidor da capitania de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro.

O local, que carrega o nome do deputado Oscar Cardoso, autor da lei que emancipou Nova Viçosa, separando-a de Mucuri, está ligado à história da Igreja Nossa Senhora da Conceição e da cidade. O local era o ponto de encontro dos principais eventos. “Todas as festas populares como a dos mouros e cristãos, o bloco dos índios e até mesmo o bloco da lama tinham início – e algumas continuam se iniciando – na porta da igreja. Durante muito tempo a praça e a igreja eram os lugares mais importantes da cidade”, contou Jean.

Patrimônio municipal

A mesma história também é relatada pelo padre Aelson Neves de Jesus, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A igreja, que completou 300 anos em 2020, e sua praça são espaços de encontros e brincadeiras, além de estarem entre os principais pontos turísticos de Nova Viçosa, de acordo com o sacerdote. “Falar da importância da Praça Oscar Cardoso para a nossa cidade é fazer uma imersão no passado. Todas as cidades brasileiras nasciam em torno da igreja local. A revitalização trouxe de volta o espírito desse tempo que passou, mas que ainda está presente no imaginário coletivo da comunidade”, comentou.

O retorno das pessoas à praça após a revitalização e o testemunho dos visitantes e dos moradores sobre a beleza do espaço são celebrados por padre Aelson. “Temos de volta o prazer de sentar na praça e admirar a beleza tricentenária da Igreja matriz, Nossa Senhora da Conceição. Para nós e toda a comunidade é uma honra e uma alegria desfrutar da beleza do nosso patrimônio histórico municipal. Agradeço a Suzano por ter proporcionado essa graça”, afirmou.

A reforma e revitalização da Praça Oscar Cardoso faz parte dos investimentos e parcerias que a Suzano vem desenvolvendo no município. A empresa vem estabelecendo parcerias com as lideranças locais com o objetivo de potencializar o turismo e o comércio, além de contribuir para a preservação da história de Nova Viçosa. O gerente de Relações Corporativas da companhia, André Brito, destaca que o trabalho desenvolvido está alinhado aos direcionadores da Suzano de gerar e compartilhar valor, potencializando as vocações nas comunidades em que a empresa está presente. “A Praça Oscar Cardoso representa a história do município de Nova Viçosa. Sua revitalização torna o espaço um local potencial para o comércio, o turismo, a cultura e para a socialização dos moradores e dos visitantes. Celebramos com a comunidade essa ação, que deixa um legado para o município”, afirmou.

Sobre a Suzano – A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

 

Por P6