O protagonismo do estudante é uma proposta recente que estimula a autonomia do aluno em seu aprendizado. Dessa forma, a escola toda precisa se renovar e os educadores passarem a assumir o papel de mediadores e não mais de detentores do saber.
O modelo escolar tradicional consiste em um professor que ensina e alunos que copiam e reproduzem. Nessa inversão de posições, a postura passiva fica de lado, pois a maior preocupação é promover o engajamento e a participação.
O educador, portanto, passa a ter o importante papel de instigar a curiosidade e mostrar os caminhos para que os próprios alunos desenvolvam os seus conhecimentos. Sendo assim, é possível “aprender a aprender”. Ou seja, adquirir os meios necessários para transformar as experiências em aprendizado.
Ao ir além das aulas expositivas e convidar os alunos a assumirem um papel de sujeito da aprendizagem, dá para melhorar o empenho e a satisfação com a escola, que se torna um ambiente mais estimulante. A coordenadora pedagógica a Luminova, Écia Sales, explica quais são os benefícios do protagonismo do estudante.
Benefícios do protagonismo do estudante:
- Troca de informações;
- Estímulo da criatividade;
- Desenvolvimento da consciência social;
- Pensamento complexo.
TROCA DE INFORMAÇÕES
Com os alunos mais participativos, a sala de aula se torna uma comunidade em que todos têm o mesmo objetivo: aprender. “O professor e aluno estabelecem uma parceria e podem trocar informações para conhecer determinado assunto de maneira mais completa. As contribuições da turma são essenciais na construção do saber”, comenta Écia.
ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE
A proposta de ensino valoriza a curiosidade, o pensamento crítico e, então, a criatividade. “Os alunos aprendem a encontrar soluções mais simples, sustentáveis e inteligentes para os problemas, o que é excelente para o seu desenvolvimento”, esclarece a coordenadora.
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL
Na proposta de ensino com protagonismo do estudante, o trabalho em equipe é muito importante. É possível aprender habilidades essenciais como a empatia, a consciência social, bem como o espírito colaborativo. Dessa maneira, o resultado é o estímulo à cidadania e a formação mais humanizada.
PENSAMENTO COMPLEXO
A instituição pode contar com diferentes metodologias que focam, por exemplo, em projetos, na aprendizagem prática ou na interdisciplinaridade. “Nesses formatos, os estudantes aprendem que juntos podem solucionar problemas complexos e desenvolver um conhecimento mais aprofundado”, conclui Écia.
O protagonismo do estudante como sujeito da aprendizagem pode ser um bom caminho para melhorar a experiência dos alunos, especialmente aqueles que não se sentem motivados com as aulas tradicionais ou que têm alguma dificuldade na socialização. Mas tudo acontece de maneira natural e estimulante, respeitando o tempo e as necessidades individuais.
//EducaTech