Fundador da equipe de jiu-jitsu JIUJIKAN TEAM compartilha sua história na Abrolhos FM
“Referência no jiu-jitsu, Mestre Kaxambu é o patriarca da JIUJIKAN TEAM”
João Eugênio, mas conhecido como Kaxambu compartilha um pouca da sua trajetória com os ouvintes da rádio abrolhos FM, nascido em Serra dos Aimorés-MG, 73 anos, Kaxambu esbanja saúde, vitalidade e conhecimento.
Filho de pessoas humildes, Kaxambu nos conta como foi o seu primeiro contato com o esporte, ” na pressa de começar o jiu-jitsu eu pegava o bonde bem cedo e tocava a companhia, o mestre não devia gostar muito, pois era muito cedo, mas com essa oportunidade ele me viu, pois o jiu-jitsu antigamente não de porta aberta”, afirma Kaxambu.
O primeiro Dojõ surgiu na década de 90, no estado de Minas Gerais, e se espalhou pelos estados do Espirito Santo, Bahia e progressivamente para outros países, como na Bolívia. A equipe é conhecida por ocupar os primeiros lugares em competições, uma trajetória de muitas vitorias em diversas categorias, mantendo assim o legado do Patriarca da Jiujikan, que foi campeão mundial na categoria e no absoluto em 2002 e bicampeão no ano 2004.
O Mestre fala sobre sua relação com os faixas pretas da equipe, somos família e quando precisa eu “puxo a orelha”, pois precisamos manter esse respeito, ele explica também que não existe uma idade definida para iniciar, ” eu tenho aluno que começou aos seis e aluno que iniciou as 42 anos, basta tentar, todo mundo consegue”.
Referente a modalidade do jiu-jitsu nas Olimpíadas, o Mestre afirma que acredita ser possível, pois outras modalidades sofreram também antes de entrar, como o Caratê e outras artes marciais, porém é necessário haver mais campeonatos e mais praticantes para que isso ocorra.
Kaxambu encerra a entrevista agradecendo o espaço e convidando á todos a praticarem o esporte, pois possuem inúmeros benefícios, ” depois que você começa a praticar, mudará a sua vida”, afirmou o Mestre.
A equipe JiuJikan Team possui Dojo em diversos municípios do Espirito Santo, como em Guriri que possui o faixa preta, 3° grau Marcio Barbieri como responsável, na Bahia, em Mucuri Francisco Rossi, em Teixeira de Freitas o Fernando Pego, e muitos outros, para mais informações seguem as redes sociais.
@joaoeugenio4604
@jiujikan
@jiujikan_mucuri
@jiujikanitabata.ba
@jiujikan_pinheiros
@jiujikanmarilandia
@jiujikan_itanhem
@jiujikanmontanha
@jiujikancolatina
@jiujikanteampm
@jiujikansamg
@jiujikanbolivia
@jiujikannv
@jiu.jikan
@resiliencetopteam
JiuJikan não é equipe, é família! OSS
Por Natacha Nakamura / Grupo FM