“Político nascido em Mucuri, ao atuar como Vereador e Prefeito, promoveu uma gestão focado tanto em ações sociais voltada para os mais carentes, quanto na graduação de professores e formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho”
No último dia 10 de fevereiro, Milton Borges, que foi prefeito de Mucuri e também vereador, faleceu após complicação pós-cirúrgica, deixando um legado reconhecido e que serve de exemplo para as novas gerações da política regional.
Conhecido pela sua simplicidade e honestidade, foi um homem que sempre prezou pelo crescimento do município e bem-estar da população.
Nascido em 5 de outubro de 1949, no distrito de Ibiranhém em Mucuri, Milton José Fonseca Borges era filho de um casal de produtores rurais de Ibiranhém, Maurício da Cunha Borges e Leonice Fonseca Borges, que ensinaram os valores que um homem de bem precisa ter, algo que sempre foi visto no caráter apresentado como figura pública na cidade.
Casado por 44 anos com Anita Barros Borges, teve três filhos: Junior Borges, Beto Borges e Leonice Barros Borges Schneider, além de cinco netos, Felipe, Manuela, Laura, Théo e Ana.
Na vida política, Milton José Fonseca foi eleito vereador de Mucuri entre os anos de 1989 a 1992 e depois se candidatou ao cargo de prefeito, onde foi eleito por dois mandatos (1997/2000 e 2005/2008), vindo a ficar na suplência de deputados estadual nas eleições de 2018 pelo MDB, sendo uma liderança de destaque no extremo sul da Bahia, chegando inclusive a presidir a associação de prefeitos do extremo sul da Bahia.
Como Vereador e Prefeito de Mucuri, Milton Borges esteva a frente de grandes projetos, destrancando em diversas áreas:
MEIO AMBIENTE – Milton liderou a criação da primeira área de preservação permanente do município, quando da criação da APA de Costa Dourada visando preservar o meio ambiente e potencial sócio econômico da região;
EDUCAÇÃO – Garantiu direitos e valorização salarial aos profissionais da Educação através da Lei Complementar Nº 028/07, de Outubro de 2007 com o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal .
Foi responsável pela viabilização dos principais colégios do município, a exemplo do colégio Luiz Eduardo Magalhães em Mucuri, Escola Ana Oliveira, Gustavo Costa Machado e Escola Frei Ronaldo no distrito de Itabatã.
Milton implantou uma ampla rede de transporte escolar gratuito para alunos do ensino médio, bem como para estudantes universitários do município que recebia o apoio no transporte para cursarem suas faculdades nas cidades próximas.
Realizou o maior programa de formação de Professores do estado da Bahia, concedendo mais de 500 bolsas de cursos de pedagogia, história, matemática, letras, filosofia biologia em renomada instituição.
Elevou o município de Mucuri para a 2° posição no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), sendo a posição anterior de 20° lugar.
INFRAESTRUTURA – Interligou com pavimentação asfáltica as Avenidas Petrobrás e Peróbas, visando não só urbanizar e modernizar as referidas avenidas, mas também atender uma demanda de adequar as avenidas ao crescimento dos blocos de ruas que se apresentavam no carnaval de Mucuri.
Construiu a Praça do Peroá, transformou a Passarela do Gigica em importante ponto turístico da cidade, promoveu uma ampla política de Calçamento de ruas, urbanizou o Bairro Arueira, regularizou e Implementou, Energia e Água no bairro Califórnia, implementação do gramado com drenagem do campo de Mucuri, com a presença de jogadores Junior do Flamengo, calçamento de mais de 50% do bairro Gazzinelandia e pavimentação com rede fluvial da da Avenida Amazonas, ampliou e entregou feira coberta aos feirantes de Itabatã, conclusão de calçamento da avenida Salvador, avenida Minas gerais e início de drenagem do Rio Água Boa.
CULTURA E LAZER – Milton inovou com a criação do pré e pós carnaval, trazendo bandas de renome nacional nas festividades, a exemplo de Cidade Negra, Olodum, Timbalada, Ivete Sangalo, Netinho, Paralamas do Sucesso, Harmonia do Samba, Calcinha Preta, Guig Gueto, É o Tchan, entre outros não menos importante como a estrela da tela da Globo, a Globeleza Valéria Valença.
Milton ousou ao promover o primeiro evento gospel do litoral baiano em pareceria com a inciativa privada (rede Super Pão) trazendo grandes nomes do público gospel como Kleber Lucas e Aline Barros.
Incentivou e apoio os esportistas mucurienses, dando suporte na logística e alimentação para que pudessem competir em outros estados, como a equipe de Jiu-jitsu e os jogadores (as) de futebol em campeonatos e torneios.
SAÚDE – Foi responsável pela instalação de diversos PSF’s, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, Conselho Tutelar, implantou e regulamentou agentes de saúde e endemias, implantação de Clínicas Odontológicas popular, aquisição de Ambulâncias e Programas de Saúde dos Olhos.
EMPREGO E RENDA – Implantou o Entreposto do Mel, equipou e capacitou a produção apícula em Mucuri, gerando emprego e renda para centenas de famílias que acreditaram na iniciativa.
Implantou o Credibahia, abrindo microcrédito aos comerciantes locais, além de liderou uma política de incentivo fiscal, que viabilizou o maior investimento privado da América Latina em terras Mucuriense.
Esteve à frente da implementação da Primeira Escola técnica em Mucuri em parceria com a Prefeitura, Suzano S.A e Senai, sendo a época o terceiro maior centro de treinamento do estado da Bahia, o que resultou na formação e capacitação de inúmeros jovens e adultos para o mercado de trabalho.
GESTÃO – Compromisso com o servidor PÚBLICO pagando rigorosamente seus salários antes de vencer o mês, institui a LEI COMPLEMENTAR Nº 030, de 30 se março de 2008.
Que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis e do Magistério, da Administração Direta, das Autarquias e Fundações Públicas do Município de Mucuri.
Informatizou e integrou os departamentos de compras, licitação e contratos implantando o almoxarifado central que foi um divisor na política de controle de gatos públicos.
Implantou o programa de fortalecimento da capacidade institucional de Mucuri, ao investir cerca de meio milhão de reais para fazer o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural, Código Tributário, Código de Postura, Reestruturação Administrativa e Plano de Ações Prioritária de Governo, contando com o suporte técnico do renomado IBAM.
Após uma luta contra um câncer, Milton Borges faleceu na cidade de Vitória, no hospital Evangélico de Vila Velha.
O velório, marcado por homenagens da comunidade, dos servidores públicos, políticos de toda região e a família, ocorreu na Câmara Municipal de Mucuri no dia 11 de fevereiro e contou com a oração do Padre local. O sepultamento foi realizado no dia seguinte no cemitério local.
Redação FM News