FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Especial semana da mulher traz o Fala Pescadora com a história de Madalena

 

Na semana das mulheres, a redação do Onda Verde trouxe matérias especiais enaltecendo o trabalho e trajetória de diferentes mulheres do município de Mucuri, que vivem da pesca, do trabalho manual e que atuam em diversas camadas da sociedade local.

A primeira entrevista, no querido quadro fala pescador, hoje traz o “Fala Pescadora”, com Madalena, uma pescadora de 69 anos, originária dessas terras e se criou fazendo da pesca sua profissão e o meio de criar seus dezessete filhos.

Madalena conta que nasceu e foi criada no município de Mucuri e desde pequena já se interessava pela pesca, que além de ser o sustento, ela sempre teve uma paixão pelas águas, tendo preferência em pescar nas águas doces dos rios que contornam a região.

“Olha, eu comecei a pescar muito cedo, mais ou menos com 13 anos eu casei pela primeira vez e naquela época eu já pescava, inclusive foi eu que ensinei meus maridos a pescar, isso era uma satisfação enorme. Nunca parei e até hoje eu continuo pescando”, é o que conta.

Madalena é uma mulher, que devido aos longos anos de pesca e por ser “cria” de uma terra tão fértil como Mucuri, é conhecedora da imensa variedade de peixes de rio, das formas de preparar cada ingrediente e faz questão de ser a pessoa que pesca e vende para seus clientes que já são fiéis.

“Eu sou o tipo de pessoa que arrumo minhas coisas e parto pra pesca, as vezes fico semanas pescando, é um prazer enorme pra mim, gosto de ir na feira, trago os alimentos que vão comigo, como já pesco há muito tempo, sei onde atracar meu barco para cozinhar e assim eu levo, posso dizer que amo o que faço”.

São tantas histórias que seu semblante é sempre de uma pessoa convicta, ela conta também que seus filhos quase todos viraram pescadores, justamente por terem sidos criados por uma mãe que tinha amor e responsabilidade.

“Todos meus filhos viraram pescador, tem um que foi até pra Santa Catarina morar e mesmo lá ele continua a linhagem de pescadores. Pra mim como mãe é uma alegria”, afirma Madalena.

Quando questionada sobre o que prefere, se as águas ou a terra firme, ela responde que os dois tem seus lados bons, “quando chega o vento sul, por exemplo, nada melhor que ter uma terra firme debaixo dos pés, nós não trocamos isso por nada, até porque não é bom estar no mar em dias assim”.

As diversas histórias de pescadora, mostram como as águas são sagradas e ensinam as pessoas que estão dispostas a aprender e o aprendizado é vasto, com relação aos peixes e toda natureza que conflui ao redor, mas também adverte:

“Nos dias atuais a pesca tem mudado bastante pois não se pesca como antigamente, antes se tinha muito mais e hoje tem menos, por outro lado, hoje em dia as coisas estão mais fáceis em relação a tecnologia que ajuda o pescador. Por um lado é bom ver as coisas se desenvolvendo, por outro vemos a natureza sofrendo bastante com a ação dos homens”.

Madalena é uma mulher com ricas histórias e grandes saberes para compartilhar com a população de Mucuri, para que sirva de exemplo e inspiração. Uma mulher de garra, que sempre buscou superar as dificuldades e hoje pôde dividir um pouco de sua história com ouvintes e leitores do programa Onda Verde.

 

//Reportagem Beto Ramos
Redação Onda Verde