O Plantando o Futuro desta semana conversa com Alberto Carvalho de Oliveira Filho, gerente de meio ambiente industrial, que deu um panorama sobre o uso da água para o ser humano e o planeta.
No dia 22 de março, última quarta-feira, foi comemorado o Dia Mundial da Água e nesta entrevista destacamos juntamente ao especialista a importância desse recurso natural para a comunidade e até empresas.
Alberto Carvalho afirma o óbvio que necessita sempre ser destacado: “Água é vida! . Trata-se de um dos recursos mais importantes da natureza. Para as comunidades a importância da água é vital, visto que sem ela não é possível se hidratar, fazer comida, realizar higiene pessoal, alimentar os animais, entre outras atividades. Para as indústrias, segue-se o mesmo princípio: sem água a indústria não consegue operar com suas atividades, por isso a responsabilidade pelo uso desse recurso se torna cada vez mais forte e vital para a continuidade das organizações.”
Ao ser questionado sobre projetos e ações que as empresas podem fazer para a preservação do recurso, Aberto explica um pouco de como funciona em uma das maiores industrias de celulose do mundo.
“Na Suzano temos um direcionador de cultura de que só é bom para nós, se for bom para o mundo. Por isso, trabalhamos na fonte, ou seja, nas nascentes. Temos o programa Nascentes do rio Mucuri que abrange as nascentes da bacia do rio Mucuri, de forma a preservá-las e aumentar a perenidade do rio, garantindo sobrevivência da comunidade/animais que vivem ao entorno.” Explica o gerente de meio ambiente e completa sua fala.
“Na empresa o mantra é “tratar a água com respeito”, que é aplicado por meio de melhorias no processo, educação ambiental para todos os funcionários, além da definição do Compromisso Para Renovar a Vida de cuidado com a água. Nas nossas unidades, operamos dentro das melhores práticas internacionais de uso da água, mas nos comprometemos a ir além e reduzir em 15% a captação até 2030.”.
Em relação a importância da participação da comunidade em preservar e utilizar o recurso com consciência e coexistir junto a indústria, Alberto afirma que a comunidade tem uma participação importantíssima na preservação do rio, de forma a não o poluir e utilizar a água de uma forma consciente.
“Adotar pequenos hábitos em casa, no local de trabalho, na escola ou em outros ambientes que frequentamos farão toda a diferença.” Completou.
A equipe do Onda Verde, em entrevista com o gerente de meio ambiente pediu para que o mesmo compartilhasse além de todo seu conhecimento algumas dicas para essa colaboração contínua de preservação de um recurso tão rico como a água e Alberto elencou as seguintes:
- Sanar vazamentos de torneiras;
- Não “varrer” a rua e as calçadas usando a mangueira;
- Evitar lavar carros com água tratada,;
- Reutilizar a água das máquinas de lavar;
- Reduzir o tempo de banho;
- Acumular água de chuva para lavagem de pisos;
- Fechar a torneira ao escovar os dentes.
Plantar o futuro é justamente trocar informações e conhecimentos sobre a preservação de recursos finitos e essenciais para a vida humana e a prosperidade da terra.
A equipe de reportagem agradece o compartilhar de ricos saberes que o gerente de meio ambiente Alberto Carvalho de Oliveira Filho teve com leitores e ouvintes que acompanham o programa Onda Verde.
//Reportagem Fabrício Lima
Redação Onda Verde