FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Fala Pescador Onda Verde

Fala Pescador: Dona Carlota pescadora tradicional da cidade conta um pouco da sua história

 

O quadro Fala Pescador desta semana, segue entrevistando pescadores que fazem parte ativa da cultura pesqueira do município de Mucuri, sendo os mais antigos ainda vivos da cidade.

Hoje a equipe de reportagem teve a feliz oportunidade de conversar com a dona Carlota, uma senhora de 88 anos que aprendeu a pescar com apenas 11 anos de idade.

Dona Carlota nasceu em uma roça no município conhecida como “Cana Braba”, que segundo conta era uma fazenda onde sua família vivia e tirava o sustento com o trabalho no campo.

Quando ainda criança, a menina Carlota, veio para a “Vila”, como era conhecida a parte mais urbana da cidade, que a população chamava de vila por ser a vila dos pescadores e uma área mais habitada e construída. Aqui na sede de Mucuri, era onde todos vinham comercializar pescados, alimentos vegetais, galinhas, ovos e tudo que era produzido nas famílias.

Carlota conta que assim que aprendeu pescar, sua vida mudou bastante, pois de fato descobriu que aquele ofício poderia e seria a sua forma de conseguir dinheiro e alimento para sua casa.

Segundo conta ela se mudou para uma casinha na vila, que é onde mora até hoje e os fundos de sua casa já é o rio, dali a senhora pegava sua bateira e seguia as águas doces.

“Aprendi a pescar muito menina e foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, sempre atenta aos aprendizados que os mais velhos me davam, eu fui aprendendo… lembro que uma vez um pescador me mostrou os pontos exatos do rio Mucuri que eu podia pescar que sempre teria peixe e nunca mais esqueci, até hoje se eu for sair com a bateira, voltarei nos mesmos pontos e sei que vou encontrar peixe”, afirma Carlota.

Ao longo dos anos dona Carlota se casou o grande e único amor de sua vida, que foi com quem teve três filhos e foi a pesca que possibilitou a família crescer.

Durante a entrevista um dos filhos, que estava de passagem na casa da mãe deu sua contribuição à reportagem afirmando que cresceu vendo a sua mãe tomar a iniciativa para ir buscar o alimento e o sustento.

“Minha mãe sempre saiu pra pescar com outras mulheres e pessoas que a acompanhavam, até os dias de hoje se deixar mesmo com a idade avançada ela quer pegar o remo e ir pro rio, a gente que sempre esteve junto, sabe que é um verdadeiro amor que ela tem pela pesca”, afirma o filho.

Dona Carlota é uma das pescadoras mais antigas vivas no município atualmente, com a preferencia de pescar no rio e confluindo com as águas no quintal de sua casa, a senhora construiu uma profunda relação com a profissão e honra até hoje.

Conhecer e exaltar histórias e caminhos dos mantenedores da cultura pesqueira na região de Mucuri é o principal objetivo do Onda Verde juntamente ao quadro Fala Pescador, por esse motivo a equipe agradece a disponibilidade e acolhimento de dona Carlota e sua família para mais uma história.

 

Reportagem Beto Ramos
//Redação Onda Verde