FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Verde News

Verde News: Coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano explica sobre os Corredores Ecológicos

 

O Verde News desta semana teve a oportunidade de conversar com Diomar Biassutti, Coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano que compartilhou sobre as ações da empresa em relação ao projeto de Corredores Ecológicos que vem sendo implantados no ano de 2023.

A Bahia entrou na rota do projeto que pretende conectar, por meio da formação de corredores ecológicos, uma área que corresponde há 173 mil hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Espírito Santo e na Bahia, o território equivale a 173 mil campos de futebol.

O corredor ecológico conectará fragmentos florestais nativos dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda, Itamaraju e Porto Seguro.

Diomar Biassut, explica que a iniciativa da Suzano está alinhada ao compromisso da companhia de conectar, até 2030, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

“Na Mata Atlântica, o objetivo é conectar aproximadamente 173 mil hectares de fragmentos relevantes para a conservação de espécies de fauna e flora, com a formação de um corredor ecológico que se estende na região de Sooretama no Espírito Santo, onde a empresa possui duas reservas particulares do patrimônio natural, passando por vários municípios do Espírito Santo e Bahia, até chegar no Parque Nacional do Descobrimento e Monte Pascoal. Ao longo desse trajeto, que terá uma extensão aproximada de 500 km, serão cumpridas iniciativas para conservação de fragmentos nativos, restauração ecológica e na implantação desses modelos, incluindo áreas da Suzano e vizinhos”. Explica o coordenador.

No município de Mucuri houve o primeiro evento, que aconteceu em março deste ano e segundo Diomar, é um marco que se dá pelo início das ações. A empresa contou com a ajuda de mais de 100 voluntários que estiveram presentes e realizaram o plantio de aproximadamente 300 mudas de plantas nativas.

“Foi um evento muito marcante, onde plantamos espécies fundamentais para a fauna e flora como o Pau Brasil, Sapucaia e a Jacarandá da Bahia”.

Em relação à participação dos voluntários, a Suzano pode contar com funcionários e familiares que se dispuseram estarem presentes neste momento tão especial para empresa e para a região.

“A resposta dos voluntários foi muito positiva, houve grande procura para a participação do evento e tivemos um alto engajamento de todos os participantes, algo que é motivo de muito orgulho para a Suzano, pois além da ação de implantação do corredor ecológico, nosso objetivo é criar um movimento na sociedade em prol da conservação da biodiversidade”, afirmou o especialista e coordenador de meio ambiente.

Os Corredores Ecológicos são ações inovadoras e muito importantes, a participação da sociedade local junto ao que a Suzano tem se proposto a realizar com essas iniciativas de preservação, tem sido destaque em todo país, sendo assim, a maior iniciativa privada que desenvolve este programa de restauração ecológica desde 2010.

A empresa monitora a biodiversidade nas regiões onde atua, até o último monitoramento já foram registradas mais de 407 espécies de aves, 61 de mamíferos, 26 de répteis, 24 de anfíbios e mais de 807 espécies de plantas nativas. Além disso, a empresa busca disseminar para as comunidades do entorno informações e práticas de conservação voltadas ao meio ambiente, como, por exemplo, o programa de Formação Ambiental que atinge tanto o público interno quanto o público externo da empresa, incentivando condutas sustentáveis e transformadoras da realidade socio ambiental.

O quadro Verde News, agradece a disponibilidade do Coordenador de Meio Ambiente Industrial, Diomar Biassutti, pois informações como essa são valiosas para a articulação social da região do extremo sul da Bahia e áreas conectadas.

 

Reportagem Fabrício Lima
//Redação Onda Verde