Feira de Hannover 2023: Líderes do setor evidenciam poder brasileiro na produção de energia sustentável
A edição de 2023 da Feira de Hannover, iniciou nesta segunda-feira (17), sendo uma das principais feiras e a maior ao nível global quanto a tecnologia industrial. A edição deste ano teve a maior participação brasileira da história da feira.
O segundo dia do evento, que reuniu líderes industriais de inovação sustentável, contou com a presença também de lideranças baianas que em palestra evidenciaram o poder econômico que o Brasil tem em produções alinhadas a conservação do meio ambiente. Desenvolvimento de novas fontes de energia, assim como eficiência energética, bioeconomia e mercado de carbono.
O estande brasileiro teve a presença de executivos do setor como o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Petry, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, e a presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Mariana Lisbôa.
Em entrevista, Petry afirmou que o “Brasil deve aproveitar as oportunidades criadas pelas transformações que estão em curso em todo mundo. A indústria brasileira também vem fazendo investimentos significativos em processos de produção sustentável e desenvolvimento de tecnologia e soluções voltadas a economia de baixo carbono.”
Mariana Lisbôa também teve uma importante participação no evento, em que pode destacar os principais processos de inovação da empresa, como a celulose microfibrilada de eucalipto, que tem origem renovável e emite 74% menos Gases de Efeito Estufa (GEE) que o algodão convencional.
Segundo a presidente da ABAF e representante da Suzano no estande, “A Suzano tem a bioeconomia como parte do seu modelo de negócio. A partir da união da inovação e da sustentabilidade, o que chamamos de inovabilidade, conseguimos não só avançar rumo à descarbonização do nosso processo produtivo, mas também desenvolver diversas biopossibilidades a partir do eucalipto que cultivamos, colaborando, assim, para a regeneração do planeta. A Feira de Hannover é uma grande oportunidade de mostrarmos ao mundo o que estamos fazendo.”
Ricardo Alban presidente da FIEB, é outra liderança baiana presente na Feira de Hannover deste ano e faz apontamentos com relação à produção de hidrogênio verde dentro do ambiente industrial que ainda é um desafio, sendo preciso avançar e investir em pesquisas e tecnologias em toda a cadeia produtiva.
//Fonte: BNews e Redação FM News