Neste 26 de abril, a ONU marca do Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebrando as mulheres inventoras, criadoras e empreendedoras.
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Ompi, destaca que, em todas as regiões, elas estão moldando o mundo por meio de sua imaginação, engenhosidade e trabalho árduo.
Avanço feminino na propriedade intelectual
No entanto, muitas vezes enfrentam desafios significativos para acessar conhecimento, habilidades, recursos e apoio de que precisam para prosperar.
Com o tema “Mulheres e Propriedade Intelectual: Acelerando a Inovação e a Criatividade”, a Ompi quer conscientizar sobre a importância da participação feminina no sistema.
Dados da agência, divulgados no último mês, sugerem que apenas 16,2% dos inventores nomeados em pedidos de patentes internacionais eram mulheres em 2022.
Na avaliação da entidade, embora os números estejam aumentando, o progresso é lento. A Ompi acredita que, nas taxas atuais, a paridade entre os inventores listados no Tratado de Cooperação de Patentes só será alcançada em 2064.
Ação para ampliar participação das mulheres
A agência afirma que está trabalhando ativamente para a igualdade de gênero e a plena participação das mulheres no sistema internacional de direitos de propriedade intelectual.
A Ompi está nomeando embaixadores para promover a diversidade de gênero no setor mundialmente. Além disso, a agência lançou um plano de ação para direcionar uma estratégia na promoção e incentivo ao engajamento das mulheres em inovação.
A entidade está coletando e analisando dados para determinar a participação das mulheres e melhorar a base de conhecimento disponível.
Entre outras iniciativas, estão uma assessoria política e legislativa e apoio aos formuladores de políticas nacionais visando ajudar a trazer mais mulheres e meninas para atividades inovadoras e criativas.
//ONU News