Município de Mucuri é alvo em operação que investiga licitações fraudulentas na área da saúde
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) uma operação cujo objetivo é investigar um grupo que vem sendo acusado de fraudar licitações em contratos na área da saúde. As fraudes em tese acontecem na região do Extremo Sul baiano, contemplando toda a Costa do Descobrimento. A operação, batizada de Expurgos, cumpre 2 mandados de busca e apreensão, 14 suspensões de cargos públicos, fora outras medidas judiciais.
A cidade de Mucuri está entre as principais investigadas na operação, em que uma das empresas investigadas, teria ganhado lotes de vendas de remédios e lixo hospitalar nos anos de 2018, 2019 e 2020, acompanhada de outros municípios como Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Prados, Medeiros Neto, Santa Cruz de Cabrália, Itapebi e Belmonte. Segundo informações, o desfalque se estende a Vila Velha e São Mateus, cidades capixabas.
O prejuízo ao erário, até o momento, tem a estima de R$5 milhões, porém o grupo já movimentou cerca de R$92 milhões em suas contas bancárias. A análise, mesmo que prévia, identificou alguns dos servidores que se beneficiavam desta ilegalidade.
A Polícia Federal, pretende ainda detalhar os danos causados ao patrimônio público, onde os envolvidos responderão por crimes como corrupção ativa e passiva, fraudes licitatórias. Caso sejam comprovados, os crimes podem pegar mais de 20 anos de reclusão.
//FM News