A 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas foi iniciada nesta terça-feira sob o lema “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”. As prioridades foram reveladas pelo novo presidente do órgão, o diplomata Dennis Francis, de Trinidad e Tobago.
Em seu discurso, ele declarou que sua ambição é que a Assembleia Geral enfrente os múltiplos desafios “da maneira mais eficiente e inclusiva possível.”
Quatro prioridades presentes no lema
O novo presidente do órgão deliberativo disse que é preciso “repudiar com firmeza qualquer ideologia que procure semear medo e divisão.”
O diplomata destacou que “é hora de confrontar a epidemia de violência contra as mulheres” e anunciou que irá sediar outro encontro anual de mulheres líderes às margens do Debate Geral, que terá início no dia 19 de setembro.
O lema definido para a 78ª Sessão corresponde às quatro prioridades que Francis definiu para sua gestão.
Em relação a paz, ele citou desafios como a “incerteza nuclear” o “ceticismo com o sistema multilateral”, mas disse que a Assembleia Geral pode ter um papel importante por meio da Iniciativa do Veto, que promove mais transparência em torno do uso da medida pelo Conselho de Segurança.
Revolução azul
Sobre a prosperidade, o presidente disse que são necessários investimentos de longo prazo e soluções adaptadas aos contextos, para que ninguém fique para trás. Para assegurar o progresso ele, destacou a grande oportunidade representada pela Cúpula do Desenvolvimento Sustentável que começa em 18 de setembro.
Por fim, ele mencionou que um ponto chave para a sustentabilidade é uma “revolução azul”, que responda as preocupações sobre água, clima, biodiversidade, degradação dos solos e segurança alimentar global.
Na cerimônia de abertura da sessão, a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina Mohammed disse que os desafios e divisões do mundo estão “testando as Nações Unidas”.
Ela enfatizou que “as habilidades, experiências, conhecimentos e sabedoria” que o novo presidente da Assembleia Geral traz ao cargo são essenciais na busca por caminhos para a “cooperação multilateral”.
Humanidade e compromissos partilhados
Amina Mohammed disse que o estado atual do mundo não deve ser “um momento de pessimismo” e sim um momento de “ação pela paz e pelos direitos humanos”.
Ela destacou os desafios impostos por temas como a “ameaça existencial” da mudança climática e a “rápida evolução” de tecnologias como a inteligência artificial.
A vice-secretária-geral afirmou que “mais do que qualquer sala do planeta, a Assembleia Geral representa a humanidade comum e o compromisso partilhado pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos.”
Ela reforçou o compromisso da ONU de elaborar soluções que sirvam a todas as pessoas e que gerem progresso em direção a um mundo mais pacífico e próspero, bem como a um planeta mais saudável.
A 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, sob gestão de Dennis Francis, dura até setembro de 2024.
Nas próximas duas semanas, Nova Iorque acolherá chefes de Estado e de governo dos 193 Estados-membros da ONU participando no Debate Geral que acontece entre 19 e 26 de setembro.
//ONU News