FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

2ª Feira Cultural e Comunitária realizada no município de Mucuri contou com diversas atrações e incentivos a comunidade

Aconteceu neste sábado, 30, a 2ª Feira Cultural e Comunitária do bairro jardim Califórnia, situada no município de Mucuri.

O evento contou com uma série de atividades e apresentações culturais, barracas com produtos da agricultura familiar, alimentos e doces feitos nas comunidades e bairros do município, além de artesanatos criados pelos artistas da cidade. Segundo levantamento da organização, foram cerca de cento e cinquenta famílias envolvidas e beneficiadas na ação.

A feira teve três apresentações principais com Henry Martins, Kamila Cartacho e Zano Black que animaram a festa e também uma série de apresentações que foram acontecendo durante o evento.

O grupo de Capoeira Brasil das Gerais, liderado pelo mestre Kinho, foi uma das apresentações que marcou a segunda edição da feira cultural, com a apresentação da roda de capoeira das crianças, projeto que vem sendo desenvolvido há mais de vinte anos.

A feira contou também com a participação do Grupo Ellas, de dança e brasilidades, no qual a professora e coreografa Kênia comandou trazendo alegria, ritmos nordestinos e brasileiros para a roda. Além disso, o evento contou com a apresentação de cantores mirins que se apresentaram e encantaram todo público.

Um dos principais objetivos do evento, segundo explica Diego Manoel, presidente da ONG Agência Global, é incentivar a cultural local através da cultura e da união de esforços para fazer uma atividade como está acontecer.

“Aqui nós não fazemos nada sozinho e esse fator é fundamental, somos uma equipe e cada um contribui como pode, uma faz a parte de mídia, temos o administrativo, a manutenção, parte de som, etc. Fora a participação dos agricultores, artistas, as pessoas que trouxeram comida para vender e todos os participantes”, afirmou Diego.

Esse evento, reafirma a necessidade que o município de Mucuri tem em incentivar por meio de políticas públicas o envolvimento da população nas atividades culturais que incentivem arte, economia, simpatizantes e todas as pessoas que moram na cidade e as que estão a passeio.

Marisa, moradora do Espírito Santo, que passa férias na casa de familiares, contou como ficou feliz de estar presente na Feira, justamente por se sentir em segurança, tendo acesso à alimentação, música, amigos e diversão. “Aqui eu estou me sentindo em casa!”

A comerciante e artesã do município, Sandra, também deu uma palavra de incentivo, afirmando sua satisfação de estar presente expondo seu trabalho e vendo algo tão benéfico para a cidade.

“Eu moro aqui há muitos anos, na primeira edição da feira eu estava presente e fico muito feliz de ver acontecendo novamente, tendo em mente que esse tipo de evento deveria se estender por todos os bairros e distritos da nossa cidade, pois sabemos como estamos carentes de cultura. Venho porque vejo a correria que é fazer acontecer e essa é uma forma também de fortalecimento.”

Além disso, os agricultores presentes com suas mercadorias, expressaram sua satisfação em participar da ação, evidenciando a urgência que o município tem de incentivar a economia local.

Toda equipe da ONG Agência Global, composta por Naindia conceição, Terezinha Novais, Leíse Azevedo, Mailson Oliveira, Tassiana e Igor Manoel, estiveram presentes e são responsáveis junto toda comunidade ao sucesso da 2ª Feira Cultural e Comunitária do jardim Califórnia.

//Fm News