Destruição da possibilidade de estudar
Segundo Gamba, o aumento de ataques a escolas é marcado por duas tendências. A primeira é de que “os governos estão usando recursos militares sem observar adequadamente as leis internacionais e humanitárias.”
Ela ressaltou que, em média, este tipo de violação é cometido em 80% dos casos por grupos armados e 20% por governos. Porém, em 2022, quase 50% dos ataques foram realizados por forças do Estado.
A segunda tendência tem a ver com a atuação de “grupos armados particularmente violentos e muitas vezes identificados como terroristas pelas Nações Unidas.”
De acordo com Gamba, essas forças “miram nas escolas para destruir a possibilidade de educação, pois o que estão tentando fazer é recrutar pessoas ignorantes.”
Reflexos em Moçambique e no Haiti
Ela afirma que esta dinâmica tem sido observada em países como Moçambique e Haiti e na região do Sahel, onde é notável o foco em impedir a educação das meninas, acabando com a possibilidade de que elas frequentem escolas.
A representante especial destacou a situação no Haiti, onde grupos criminosos desencadearam uma onda de violência. Segundo ela, esses atores precisam de gente nova para realizar suas ações, por isso “atacam escolas de propósito e então sequestram as crianças para colocá-las à força em suas fileiras.”
Gamba citou casos bem-sucedidos onde medidas simples como triagem de idade foram suficientes para impedir o recrutamento de milhares de crianças. Além disso, ela mencionou iniciativas de seu escritório na República Centro-Africana e no Sudão do Sul, onde mais de 6 mil crianças foram libertadas de grupos armados após a implementação de planos de ação negociados com as partes em conflito.
Grupos extremistas dependem de crianças
No entanto, a representante especial afirmou que uma pequena proporção de grupos armados extremamente violentos e que atuam além das fronteiras “nunca irão se envolver com as Nações Unidas para acabar com as violações contra crianças, pois não podem existir sem elas.”
Gamba destaca que estes grupos “têm como premissa principal sequestrar, recrutar à força e abusar dessas crianças que depois se tornam o centro da força de combate.”
Como exemplos ela mencionou o denominado Estado Islâmico no Iraque e no Levante, Isil, e suas filiais na África Ocidental e no Sahel, o Al-Shabaab e o Boko Haram.
Com exceção desses grupos, Gamba relata que é possível interagir com partes em conflito para estabelecer melhores proteções para crianças, e que este tema é um poderoso denominador comum para construção de confiança e diálogo.
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