Falta de materiais didáticos, pagamentos em atraso, escolas sem ventilação e Prefeitura de Mucuri prioriza compra de R$371.775 em materiais esportivos
Nesta terça-feira, 12, o Diário Oficial de Mucuri, registrou na ata Extrato de Contrato, valores que ultrapassam R$ 370.000,00 (trezentos e setenta mil reais), para a compra de materiais esportivos direcionados as Secretarias e Entidades de Ensino do município, como descreve o próprio documento.
Moradores e professores questionam os valores registrados, tendo em vista a situação que se encontram as escolas municipais da sede e dos distritos de Mucuri.
Em meio a conflito de professores e educadores do município com o atual gestor Robertinho, que neste ano de 2023 não cumpriu o reajuste do piso nacional do magistério e o pagamento de outros direitos como os retroativos referentes a este ano, sábados letivos, recesso escolar, entre outros, tivemos a oportunidade de acompanhar a luta dos mesmo com mobilizações públicas e passeatas por Mucuri sede e Itabatã.
A comunidade escolar e cidadãos contestam quais são as prioridades do gestor com relação à educação das crianças e jovens.
“Nós sabemos a importância do esporte para a sociedade, principalmente dentro das unidades de ensino são ferramentas de transformação, porém neste momento, nós não temos ao menos ventiladores dentro das salas de aula, penso que é necessário distinguir a prioridade nas inúmeras demandas que o município enfrenta com a educação”, afirmou a professora que preferiu não se identificar.
Dentre as exigências dos professores e educadores, eles batem na tecla das condições das unidades escolares que estão sucateadas, dificultando a execução do trabalho dos mesmos e do aprendizado das crianças do município.
Segundo informações, os valores descritos no “Doem”, não descrevem detalhadamente quais são esses materiais, para que esporte será especificamente direcionado e quando estarão de fato disponíveis para as unidades, alunos e professores.
Além disso, é importante relembrar que a comunidade educacional de Mucuri trouxe a tona que as urgências enfrentadas atualmente, se estendem às melhorias nas unidades de ensino, como o mobiliário das escolas, eletrônicos e eletrodomésticos defasados que atrapalham o desenvolvimento dos trabalhos, climatização correta dentro das salas de aula, falta de material didático e de consumo, entre outros.
Seguimos acompanhando e informando a população sobre os direitos garantidos e os altos investimentos feitos com recursos públicos.
//FM News