Onda de calor: mapas mostram estados com previsão de temperaturas acima da média
Uma nova onda de calor sufocante começa a levantar as temperaturas no Brasil. A partir das 12 horas desta quinta-feira (14), pelo menos 15 estados e o Distrito Federal entram em alerta laranja pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmet).
Não é a primeira vez que o Instituto emite esse tipo de comunicado. Em novembro, várias cidades do Brasil bateram o recorde de temperatura máxima do ano. São Paulo e Rio de Janeiro registraram 36,9 °C e 41,8 °C, respectivamente.
Segundo a porta-voz da Climatempo Maria Calar Sassaki, a onda de calor dessa semana será mais amena que a vivenciada no mês passado.
“Essa onda de calor acontece perto do verão, quando a umidade começa a se voltar para o interior do Brasil. Já temos pancadas de chuvas espalhadas, mesmo que de forma isolada e irregular, mas tem mais umidade. Por isso, a expetativa não é de números tão altos como novembro e setembro”, explica.
Segundo a especialista, a onda de calor acontece em um período de, no mínimo, cinco dias em que as temperaturas máximas ficam cerca de 5°C acima da média. “Em São Paulo, por exemplo, a média de dezembro é 28°C. Agora, temos previsão de 33°C”.
Segundo a Climatempo, as regiões em vermelho no mapa – Mato Grosso do Sul, Goiás, parte de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Mato Grosso – vão registrar temperaturas mais de 5°C acima da média.
Já as regiões em laranja devem marcar temperaturas máximas entre 3°C e 5°C acima da média.
“O que chama a atenção é a possibilidade de recordes de temperaturas no mês de dezembro”, afirma Sassaki.