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Estudo: Adolescente retraído socialmente tem maior chance de pensar em suicídio

Se um adolescente não está participando do jogo de futebol da escola, não está passeando com os amigos ou está muito ausente de outras dinâmicas sociais, é fácil atribuir essas escolhas à angústia do período da adolescência. Mas você deve prestar mais atenção, pois o isolamento social pode sinalizar que algo mais profundo está acontecendo. É o que aponta um novo estudo publicado na última quinta-feira (25) na revista JAMA Network Open.

Conforme a pesquisa, ser socialmente retraído e sentir desconforto físicos na pré-adolescência está associado a um maior risco de ter pensamentos suicidas aos 16 anos.

Em todo o mundo, 10% a 20% dos adolescentes têm pensamentos suicidas, e o suicídio é uma das principais causas de morte entre essa população, destacando a necessidade de reforços de prevenção.

As taxas de tentativas de suicídio e mortes por suicídio entre crianças e jovens adultos nos Estados Unidos também têm aumentado nos últimos anos, conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Até onde os autores sabem, “estudos anteriores sobre pensamentos suicidas focaram em uma categoria de sintomas psicopatológicos, como depressão, ansiedade e sintomas psicóticos”, disse Shuntaro Ando, ​​autor principal do estudo e professor associado do departamento de neuropsiquiatria da Universidade de Tóquio.

Mas o presente estudo examinou as associações entre a trajetória de longo prazo de múltiplas categorias de sintomas psicológicos e comportamentais e pensamentos suicidas.

Os autores analisaram adolescentes envolvidos no estudo Tokyo Teen Cohort, que examinou o desenvolvimento mental e físico desses jovens durante a adolescência desde 2012. Os 2.780 participantes deste estudo nasceram entre 2002 e 2004 e seus pais responderam questionários sobre os sintomas mentais e comportamentais de seus filhos aos 10, 12 e 16 anos.

Esses sintomas estavam nas categorias de retraimento social, “queixas somáticas”, ansiedade ou depressão, problemas sociais, problemas cognitivos, problemas de atenção, comportamento delinquente e comportamento agressivo.

As queixas somáticas referem-se a sintomas físicos sem causa médica conhecida, como dores de cabeça, náuseas, problemas de pele, problemas de visão ou dores de estômago.

Ter pensamentos suicidas foi definido respondendo “sim” ou “de certa forma sim” à pergunta: “Você atualmente acha que não deveria estar vivo?”

Os participantes que experimentaram isolamento social e sintomas somáticos durante a adolescência tinham cerca de duas a três vezes mais probabilidade de ter pensamentos suicidas aos 16 anos, descobriu o estudo.

As descobertas correspondem ao que John Duffy, um psicólogo de Chicago que não esteve envolvido no estudo, viu em sua prática.

“Ou seja, os adolescentes com quem trabalhei que são socialmente retraídos e apresentam sintomas somáticos – ansiedade, em particular – no início da adolescência têm um risco muito maior de ideação suicida no meio e no final da adolescência”, acrescentou Duffy, autor de “Rescuing Our Sons” (Resgatando Nossos Filhos, em tradução livre).  “Isso é inegavelmente verdade e um argumento muito forte para uma intervenção precoce.”

O estudo também é útil para pais e profissionais de saúde mental, pois confirma mais fatores de risco para o suicídio entre adolescentes, de acordo com Christopher Willard, professor associado de psiquiatria na Harvard Medical School em Boston (EUA) e autor de “Growing Up Mindful” (Crescendo Consciente, em tradução livre). Willard não estava envolvido no estudo.

Explicando as descobertas

Os autores reconhecem algumas limitações importantes no trabalho, incluindo a falta de informação sobre genética e experiências adversas na infância. Além disso, os sintomas psicológicos e comportamentais foram relatados pelos cuidadores e não pelos próprios adolescentes.

Mas a ligação entre o retraimento social e os pensamentos suicidas pode ser explicada pela “perda de ligações sociais protetoras”, segundo o estudo.

“Como seres humanos, estamos preparados para a conexão social”, disse Willard. “Quando é neutro ou positivo, nos eleva, ajuda a nossa saúde mental, nos ajuda a ter algo pelo que viver. Isso nos dá perspectiva.” Ter uma rede de apoio pode fazer com que os problemas de saúde mental pareçam mais controláveis, acrescentou.

A falta destas coisas pode por vezes influenciar como as crianças se sentem em relação a si próprias à medida que o cérebro se desenvolve numa idade precoce, resultando numa perspectiva negativa que persiste ao longo do tempo.

Quanto à associação entre sintomas somáticos e pensamentos suicidas, o sofrimento psicológico pode se manifestar fisicamente, especialmente em “culturas que inibem a expressão emocional”, disseram os autores.

Em sua prática, Duffy descobriu que os achados são especialmente verdadeiros entre meninos e homens jovens, disse ele. “Acho que isso se deve na maioria ao fato de que as meninas são imbuídas desde cedo de uma linguagem rica e emocional que os meninos continuam carecendo até hoje.”

A hipótese cultural também é relevante entre as crianças negras, que tendem a apresentar mais sintomas somáticos do que as crianças brancas, disse Willard – “então [o estudo] pode nos ajudar a identificar ainda melhor grupos de crianças carentes e negligenciados que estão realmente sofrendo e em risco”, finalizou.

O que os pais e responsáveis ​​podem fazer

O afastamento social por opção é normalmente mais preocupante do que o afastamento devido à exclusão de outras crianças, disse Willard.

Mas não interprete o afastamento deles como um ponto de preocupação, pois isso é normal em termos de desenvolvimento e eles podem substituir os familiares por mais tempo com os colegas.

Familiares e tutores também não devem presumir “que os sintomas de abstinência não são um problema porque a criança sempre foi tímida e prefere ficar sozinha”, disse Ando.

Mas se os filhos disserem que estão saindo com amigos, mas for constatado que não é o caso, isso pode significar que eles não apenas estão socialmente retraídos, mas também têm vergonha de falar sobre o assunto. Um professor ou supervisor pode ser capaz de lhe dar uma pista sobre esse comportamento, bem como ajudar o adolescente a se envolver mais socialmente.

Se os adolescentes estão isolados por outras crianças, é interessante promover atividades fora da escola, sugeriu Willard.

“Se você ouvir muitas reclamações sobre dores, isso não significa que seu filho seja suicida”, disse Willard. “Mas você pode querer perguntar um pouco sobre como eles estão se sentindo, em geral, se eles têm coisas pelas quais estão ansiosos e assim por diante.”

Quando se trata de saber se seu filho é suicida, fique atento a sintomas como alterações extremas de humor, desesperança, doação de pertences preciosos ou obsessão pela morte.

Buscar ajuda profissional precocemente como uma abordagem preventiva para questões mais profundas posteriormente é importante, disse Duffy.

//CNN Brasil