Atrações e Eventos diversificados são disponibilizados na Avenida Paulista, formando assim uma região que inspira diversidade e cultura, sendo acessível para diversos públicos. A Avenida possui quase três quilômetros de extensão, tendo sido inaugurada em 8 de dezembro de 1981, porém sem construções. O objetivo inicial era a criação de um espaço direcionado para a burguesia da cidade, afirmação esta confirmada através dos inúmeros casarões que ainda existem em sua extensão, como a mansão em estilo clássico francês que possui 30 cômodos, que se transformou na Casa das Rosas.
A Paulista se consolidou com um dos polos culturais de grande importância do país, sendo disponibilizados mais de 10 espaços, como o Museu de Arte de São Paulo, Itaú Cultural, Casa das Rosas, Cine Bela Artes, Japan House, Conjunto Nacional, Teatro Gazeta, Museu do Futebol e o Centro Cultural São Paulo.
Visitamos a Japan House, espaço cultural nipônico, que possui uma programação variada e gratuita, sendo disponibilizado exposições, palestras, seminários e um clube de leitura, a exposição promovida pelo Educativo da JHSP “Convivendo com os robôs”, que retrata o desenvolvimento da robótica japonesa, despertando reflexões, questionamentos e a importância da relação ser humano e robô, é possível a interação com os robôs, através de comandos em japonês, inglês e português. O espaço disponibiliza um grande acervo de obras literárias que aproximam o leitor dos costumes e tradições nipônicas, além de um espaço gourmet e a venda de itens tradicionais utilizados pelos japoneses.
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista surpreende pela fachada luxuosa e localização, possuindo inúmeros cômodos com obras de artes de diferentes artistas, a mansão disponibiliza exposições, palestras, saraus, apresentações literárias e musicais. Em cartaz a exposição “Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse”, possui a temática voltada para a exploração, colonização e impacto ambiental, e surpreende por sua beleza e profundidade em cada obra exposta.
O Itaú cultural esta promovendo a “Ocupação Maria Bethânia”, retratando seus laços com a literatura, suas paixões e momentos de grande importância da artista, emocionando os visitantes, e promovendo um misto de sentimentos através das imagens, sons e escritas que compõem a exposição.
As exposições são gratuitas, promovendo a acessibilidade cultural e levando a reflexão da relação arte e ser humano, beneficiando públicos diversos.
Por Natacha Nakamura / Grupo FM
Fotos Natacha Nakamura