ONU marca Dia Mundial das Cidades focando em jovens e ação climática
Foto: Freepik
//ONU News
Este 31 de outubro é o Dia Mundial das Cidades.
Segundo a ONU, até 2030, 60% da população viverão em áreas urbanas e seis em cada 10 moradores terão menos de 18 anos. E essa tendência é de crescimento, em 2050, sete em cada 10 habitantes do planeta farão das cidades o seu lar.
Criatividade de juventude e desenvolvimento sustentável
Este ano, o tema do Dia Mundial é “Juventude, agentes de mudança: catalisando a ação local para sustentabilidade urbana.” A meta é envolver os jovens no debate para salvar o planeta.
A ONU afirma que apesar de avanços na pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente nos países do chamado Sul Global, os desafios seguem os mesmos para combater pobreza, desigualdade e degradação ambiental, temas que precisam de atenção urgente.
Para as Nações Unidas, a participação dos jovens no processo de decisão de assuntos urbanos também ajuda a aproveitar a criatividade da juventude e a impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Pacto para o Futuro e Declaração sobre Gerações Futuras
O Dia Mundial das Cidades é organizado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos, ONU-Habitat.
Nos eventos pelo mundo, a agência quer ressaltar o papel crucial de governos locais e de jovens na resposta aos desafios da mudança climática.
Ideias e propostas da juventude também estão sendo expostas nas comemorações em busca de transformar as sugestões em ações concretas.
Para o ONU-Habitat, iniciativas internacionais como o Pacto para o Futuro e a Declaração sobre Gerações Futuras, aprovados em setembro pela Assembleia Geral, tentam priorizar a voz da juventude e integrar suas demandas em políticas globais.
Diálogo aberto entre jovens e legisladores pelo mundo
Dentre as ações propostas estão a criação de Conselhos Jovens, integração de representantes de juventude em governos locais além de manter um diálogo aberto com legisladores e jovens em todo o mundo.
A agência da ONU pede a governos que incentivem os debates sobre as cidades nesse mês de outubro assim como a interação com o setor privado e especialistas em cidades numa iniciativa chamada de Outubro Urbano.