“Dados afirmam que os Provedores Regionais conectam 23,2% dos brasileiros”.
Redação Abrolhos Fm
Segundo dados recentes da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, as pequenas empresas de comunicação provedoras de internet, conectam 23,2% dos brasileiros, ficando atrás apenas de gigantes como Claro e Telefônica/Vivo e ultrapassando a Oi.
No ano de 2018, só o Nordeste teve participação de 30% no mercado, representando maior expansão dos provedores regionais. A fibra ótica obteve uma expansão ainda maior, pois dos 802 mil pontos instalados, 562 mil foram implantados pelos Provedores Regionais.
Devido a crescente de instalação de banda larga no país a partir dos Provedores Regionais, o Congresso Inovatic, um dos maiores no ramo de tecnologia, incluiu a questão na pauta da programação que ocorre agora entre os dias 26 e 27 de setembro, no Senai, em Salvador.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é que embora os números sejam expressivos, a qualidade e infraestrutura das instalações ainda tem muito a melhorar, pois segundo o mesmo estudo levantado pela Anatel, 1.805 municípios do país não possui fibra ótica, número que representa 33% das cidades brasileiras.
Na Bahia, 171 cidades não possuem cobertura com fibra ótica, sendo os municípios mais afastados dos grandes centros são os que mais sofrem com o isolamento.