Em viagem aos Estado Unidos, a ministra da Agricultura Tereza Cristina se reuniu na última quarta-feira (20) com o secretário da Agricultura do país, Sonny Perdue. Eles conversaram sobre a suspensão à importação de carne bovina in natura do Brasil. A ministra disse que o governo americano está finalizando a análise dos dados que o Brasil enviou e deve dar um posicionamento em algumas semanas.
A ministra falou sobre o estabelecimento da cota de importação de 750 mil toneladas de trigo por ano com alíquota zero, outro assunto tratado na reunião, que foi definido recentemente pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Os representantes dos dois países também conversaram sobre a necessidade de trabalhar em conjunto pela expansão mundial do uso do etanol, de modo a tornar a commodity produzida por ambos os países um produto global.
Em fevereiro do ano que vem, a ministra deve voltar aos Estados Unidos para conversar com Perdue sobre a ampliação do AG-5, grupo de países que reúne os Estados Unidos, Brasil, Argentina, Canadá e México.