O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou os padrões visuais de qualidade para 17 produtos cultivados em hortas. Os padrões estabelecem os requisitos para que legume, fruta ou verdura seja considerada própria para consumo. O Coordenador-Geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, explicou que os padrões visuais auxiliam o consumidor e os fiscais a identificarem esses produtos.
Os padrões foram criados em conjunto com a Ceagesp de São Paulo e a Embrapa Hortaliças e definem que os produtos devem estar: inteiros, limpos, firmes, sem pragas visíveis a olho nu e não podem apresentar danos profundos, como amassados. Entre os produtos com padrão visual definido estão abacate, alface e banana. As normas já valem para as frutas natalinas importadas para as festas de final de ano.O coordenador ressaltou que os produtos serão verificados nos pontos de entrada do país e que poderão ser descartados caso apresentem problemas.
Os fiscais agropecuários passaram por capacitação para identificar os produtos que estiverem fora dos padrões de qualidade. Para conferir a lista dos produtos com padrão visual acesse o site do MAPA: www.agricultura.gov.br