Dia 2 de Dezembro é comemorado O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba
Redação Abrolhos Fm
O ritmo originalmente brasileiro, já viajou diferentes continentes e hoje é reconhecido mundialmente como patrimônio cultural do Brasil, não sendo apenas um gênero musical como um estilo tradicional de vida. Além de influenciar danças e festas típicas, o samba se tornou o ritmo principal do Carnaval, o mais importante feriado do país.
O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.i
Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962 foi realizado no Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Nacional do Samba, na Presidência do Congresso estava o folclorista Edison Carneiro, responsável pela redação da Carta do Samba, a qual mencionava, em sua página 6, que “Foi sancionada lei estadual declarando o dia 2 de dezembro Dia do Samba, à base de projeto apresentado, nesse sentido, pelo deputado Frota Aguiar”.
Carta do Samba contava, antecipadamente, com a aprovação do Projeto de Lei n° 681, de 19 de novembro de 1962 (publicado no Diário da Assembleia Legislativa do dia 20 de novembro de 1962), que em seu artigo 1° dispõe: “Fica o dia 2 de dezembro oficialmente considerado como o Dia do Samba”. A lei chegou a ser vetada pelo governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda, mas posteriormente rejeitado o veto pelo Plenário.
Outro fato importante é que esse é um universo fortemente marcado pela presença masculina, entretanto, existem diversas mulheres sambistas que contribuíram e contribuem muito na história e difusão dessa arte. Aqui estão alguns nomes que marcaram época:
Clementina de Jesus
Dona Ivone Lara
Leci Brandão
Beth Carvalho
Teresa Cristina
Além de homens como :
Cartola
Arlindo Cruz
Zé Pagodinho
Fundo de Quintal
Raça Negra
Noel Rosa