FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Meio Ambiente

Marinha do Brasil alerta para efeitos de ciclone subtropical no sul da Bahia

 

Redação FM News

Uma região de baixa pressão, que se encontra próximo a costa do Brasil na altura do Espírito Santo e do sul da Bahia, ganha intensidade a partir da tarde desta quarta-feira (22) e se desloca para sudeste no oceano. Ao longo da quinta-feira (23), o sistema evolui para um ciclone com características subtropicais e, se confirmada a previsão, será chamado de Kurumí que significa “menino” em tupi-guarani.

A Marinha do Brasil, em nota à imprensa, informou segundo o comunicado que o ciclone deverá afetar as condições do mar e de tempo no sul da Bahia, entre os próximos dias 23 e 25. São previstos ventos de até 87 km/h ao sul do município de Caravelas. Entre Caravelas e Ilhéus, a Marinha do Brasil prevê ventos com intensidade de até 61 km/h. As ondas nessas localidades podem alcançar de três a quatro metros de altura.

“A formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26°C e 27°C”, explica a Marinha.

Nesta terça (21), o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia emitido um alerta para temporal em Salvador, que pode ocasionar pequenos deslizamentos de terra e alagamentos nesta quarta e quinta, 22 e 23.

Na quarta, a previsão é de céu nublado, com possibilidade de chuvas fracas, por vezes moderadas, acompanhadas de trovoadas. Na quinta, o tempo permanece com chuvas fracas e moderadas, seguidas de trovoadas.