Processo será realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos
Redação FM News
Neste sábado (1), véspera de uma das mais tradicionais celebrações religiosas do calendário baiano, o Dia de Iemanjá se tornará Patrimônio Imaterial de Salvador. O processo será realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que promoverá o ato solene.
O pedido de registro e reconhecimento da festa como Patrimônio Cultural de Salvador foi feito pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia, com o apoio da própria Colônia de Pescadores, que organiza a festa. O evento acontece a partir das 10h, na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho.
Para abertura do processo, a equipe técnica da DPH consultou pescadores do Rio Vermelho, que também assinaram declaração de anuência quanto ao registro da festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural do Município.
Após o registro ser feito neste sábado haverá uma reunião com detentores e produtores da Festa de Iemanjá para a elaboração de um Plano de Salvaguarda, que tem como objetivo promover ações de apoio à celebração e implementar as ações de curto, médio ou longo.
Fonte : Metro1