Gestante relata descaso na Saúde e falta de assistência para mães de baixa renda em Mucuri
“No município com cerca de 40 mil habitantes, não há maternidade e assistências para mulheres grávidas”.
Redação Fm News
O município de Mucuri, possui na extensão de seu território cerca de 40 mil habitantes contando a área de zona rural e os distritos urbanizados. Porém um fato assustador é constatar que não há dentro do município uma maternidade digna para as gestantes ganharem seus filhos com segurança e amparo.
Sim, é possível parir uma criança nos hospitais do território como a Clínica Paineiras e no Hospital São José, mas em corredores e salas. Sem a estrutura necessária, mães não têm acesso à programas do estado como a “Maternidade SUS” que oferece um enxoval com itens básicos para o conforto do recém-nascido.
Uma gestante e moradora, que está de 8 meses e preferiu não se identificar, relata a equipe de reportagem do Fm News, que não possui condições financeiras de comprar um enxoval para a chegada se sua filha. A falta de estrutura do município coloca muitas mães em vulnerabilidade em situações humilhantes, pois fica mercê da compaixão das pessoas em de dispor ajudá-la.
“Desde o pré-natal, mesmo grávida, é uma dificuldade imensa para conseguir marcar consultas e fazer um acompanhamento da gravidez, nós gestamos no escuro”, conta ela.
E completa: “O prefeito de Mucuri é médico, acredito que muitos eleitores votaram nele por acreditarem que pelo menos na área da saúde poderia ter uma melhora, mas não, continuamos tendo implorar migalhas de um município rico”.
Outros fatos importantes a serem levados em conta, são os contextos sociais que muitas mães que necessitam do SUS estão inseridas, como a ausência paterna, a falta de empregos dignos para a população, a falta de amparo de uma assistência social comprometida com as pessoas de baixa renda do município.
Mucuri necessita de mais que campanhas superficiais e assistencialismo rasos, o povo clama por mudanças estruturais que traga uma segurança consistente.
A rádio Abrolhos Fm, lança uma campanha para arrecadar mantimentos e itens do enxoval desta moradora que nos deu o relato, por isso se você leitor e ouvinte do Fm News se sentir à vontade para ajudar, as portas da rádio estão abertas para receber a ajuda, que será direcionada a essa mãe mucuriense.