FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Internautas relatam descaso e péssimo atendimento nos PSF’s em todo Mucuri

 

“Moradores de todo município desabafam situações humilhantes nos Postos de Saúde da Família”. 

Redação Fm News 

Relatos recolhidos em diferentes grupos de discussão sobre as condições do Mucuri, expõe a série de descasos e violações de direitos básicos que vem ocorrendo em todo município na área da saúde.

Segundo depoimento de um morador do povoado de São Jorge, sua esposa grávida de 5 meses foi até o posto de saúde, com exames de rotina do pré-natal para serem avaliados pelo médico e ao chegar no local funcionários do posto foram extremamente desrespeitosos com a gestante. E a mulher grávida por sua vez, considerou a situação humilhante, pois não estava esperando ser destratada de tal forma no local criado para atender a população.

“O posto de saúde é um lugar onde o paciente é humilhado. Minha esposa foi a pedido do médico Dr. Jorge Jael levar uns exames e ao chegar no local, as funcionárias que são aproximadamente 7, a trataram sem o mínimo de educação. Abatida com a situação, ela voltou para casa chorando com o constrangimento. Acho muito revoltante um povoado com uma média de 500 habitantes, sendo 358 eleitores ter apenas um posto de saúde, com 7 funcionários e despreparados ainda”. afirma o morador. 

Já um morador de Mucuri sede, relata a mesma situação passada com sua esposa grávida de 8 meses, que procurou a regulação para marcar exames de rotina, mas não conseguiu e também considerou a situação humilhante. 

“Aqui na sede é a mesma coisa, funcionários na regulação tentaram humilhar minha esposa grávida de 8 meses, eles só não sabiam que eu vou atrás de quem for por não aceitar esse tipo de tratamento em um serviço que nós pagamos para receber”. 

Outra moradora de Itabatã que é portadora de Lupus e Saaf, necessita de cuidados especiais e relata que procurou o PSF da Av. Marieta e funcionárias dificultaram o atendimento com burocracias, a fazendo optar ficar em casa esperando as crises passarem para não passar raiva, quando deveria ser acolhida pelo Posto de saúde. 

“Teve um dia que fui no PSF cedo e pediram para eu aguardar e passar na triagem, depois de passar pela enfermaria, a enfermeira atendeu todas as pessoas e quando chegou a minha vez, a médica já tinha ido embora. Resumindo, eu precisei retornar no hospital que me direcionou ao psf, pois lá não consegui passar pelo médico. Eu realmente desisti do atendimento e pedi a Deus que cuidasse de mim, porque aqui no município festeiro de Mucuri, a prioridade é festa e turista, e os munícipes que se danem”. desabafou a moradora.  

Enquanto o município e a gestão de Carlos Simões se preocupa apenas com festas, a população pede socorro pois não aguenta mais tanto descaso e desrespeito.