“Unidos do Viradouro ganha no carnaval com enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã”
Redação Fm News
Unidos do Viradouro ganha o carnaval do Rio após 23 anos sem o título, com o enredo sobre As Ganhadeiras de Itapuã. A escola se inspirou na história de vida e luta de mulheres escravizadas que, no século XIX, realizavam atividades remuneradas e, lavando roupa à beira da Lagoa do Abaeté ou vendendo quitutes, juntavam dinheiro para alforriar seus companheiros e outras mulheres.
O enredo vencedor embora trouxe à avenida histórias que remetem um passado recente, trouxe pautas muito atuais como a questão da sororidade e empoderamento feminino, mostrando a importância das união feminina e a potência que há quando mulheres se juntam para realizar objetivos e adentrar a processos de cura.
O desfile também trouxe a reflexão a valorização de lugares sagrados na Bahia como a Lagoa de Abaeté, no bairro de Itapuã, conhecida por seus mistérios e encantos, onde muitas lendas surgiram em torno das águas escuras dessa massa de água doce, escondida em meio a belezas naturais e reverenciada como sagrada pelos adeptos do candomblé.
A Bahia, devido a toda história do Brasil Colônia e aos processos de escravização indígena e do povo negro, um pedaço de África que se tornou um caldeirão quente de Brasilidade, a cultura brasileira que vibra em todos os poros desse estado tão importante para o Brasil.
Ver um enredo como o que a campeã do carnaval Viradouro trouxe é lindo e reconhecidamente importante para a construção de um Brasil includente, que traz a história como deve ser contada, a partir da perspectiva de quem viveu e vive a cultura do povo.