Redação FM News
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas, na década de 70, no dia 08 de março de 1975. Essa data simboliza, inicialmente, a luta histórica das mulheres para terem seus salários e condições igualadas aos patamares dos homens.
Atualmente, continua simbolizando a luta das mulheres em relação à desigualdade salarial, já que absurdamente, nos dias de hoje existem diversos casos onde não se equipara, mesmo exercendo a mesma função, aos ganhos do sexo masculino, mas também é levantada a bandeira contra o machismo e a violência.
O feminicídio é um dos crimes no Brasil que mais cresce. Levando em conta a história do nosso país que vem de uma sociedade de origem patriarcal, sempre houve uma preponderância de valorização do poder masculino em detrimento da pessoa da mulher, condição que implicava em uma posição de inferioridade e de subjunção da mesma.
A lenta mudança, tanto aqui no Brasil como no mundo, veio a partir destas lutas iniciadas no final do século XIX e início do século XX, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, passando a exercer funções cada vez mais qualificadas.
Vamos comemorar então esta data tão importante que nos faz refletir sobre a importância desta luta contínua que combate as desigualdades e a discriminação de gênero em todo o mundo.