As fortes chuvas em Mucuri contribuem para o avanço do mar que atinge casas e comércios
“Sem manutenção e obras para conter a maré, população segue sendo prejudicada com o avanço do mar e Prefeitura não se pronuncia sobre o dano público”.
Redação FM News
O bairro pôr-do-sol amanheceu na última quarta-feira (11/03) com mais um trecho de areia cedido ao mar, devido às fortes chuvas que vem atingindo o município, diversos pontos das praias de Mucuri estão sendo engolidas com a força da maré.
A situação tem provocado prejuízos para toda a população, incluindo comerciantes com pontos próximos da praia como barracas, as pousadas e principalmente as residências que estão em área de risco, sem garantias de segurança. As imagens registradas por moradores, demonstram como o mar avançou destruindo uma casa e “arrancando” uma enorme castanheira da raiz.
A erosão marinha é um fator vem se agravando com o passar dos anos principalmente pela ação do homem, pois são zonas que apresentam uma grande vulnerabilidade decorrentes do aumento do nível de água nos oceanos, logo as áreas costeiras que abriga aproximadamente 40% da população mundial, tem como missão primordial proteger o território, intervindo com a construção de obras que de fato interrompam o transporte litorâneo de sedimentos.
A Prefeitura Municipal de Mucuri por sua vez, não tocou no assunto em suas redes sociais ou através do site oficial, ou seja, até o momento toda população está a ver navios, a mercê das condições climáticas, pois não é visto nenhum movimento para conter os prejuízos e auxiliar comerciantes e moradores que estão perdendo seus imóveis. Podemos acompanhar quais são de fato as prioridades da gestão atual, onde foi gasto aproximadamente 1 milhão de reais para fazer a festa de Carnaval e menos de um mês depois a população volta a colher frutos da péssima gestão de Carlos Simões.
Com um breve comparativo temos as cidade de Conceição da Barra e até mesmo Porto Seguro, que aplicou corretamente o dinheiro público e construiu espigões e o cais eficientes que contém o avanço, além de reformar toda orla da cidade, trazendo tranquilidade para os moradores, ao contrario do que acontece em Mucuri.
Somente a Prefeitura e as secretarias responsáveis não percebem que quanto maior o estrago em relação a erosão marinha, maior será o investimento, fazendo aumentar o problema criado pela falta de preparo e estrutura da gestão atual, tendo em vista que as providências tem sido tomadas apenas de forma paliativa.
Infelizmente Mucuri segue sendo destruída tanto por fora quanto por dentro.