‘Bahia terá resposta adequada’ no combate ao coronavírus, diz infectologista que deixou Ministério da Saúde
Julio Croda elogiou o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, e sugeriu o aumento dos testes como medida eficaz para o enfrentamento do vírus no estado
Redação FM News
Médico infectologista e ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde na gestão de Henrique Mandetta, Julio Croda disse acreditar que a Bahia é exemplo de condução de políticas para conter a pandemia do novo coronavírus.
Croda elogiou o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, e sugeriu o aumento dos testes como medida eficaz para o enfrentamento do vírus no estado.
“A Bahia é exemplo de como você deve conduzir uma crise na pandemia do ponto de vista político. Os gestores, independentemente dos partidos, se uniram, inauguraram obras, fizeram ações conjuntas. A Bahia está dando exemplo para muitos estados e despolitizando as ações que têm que ser feitas no combate. Houve decisão técnica, e a união da Bahia vai ter a capacidade de resposta muito adequada, principalmente pela união dos dois gestores. O povo baiano tem o privilégio de ter os dois gestores”, afirmou Croda.
O professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalhava no ministério da Saúde sobre a gestão de Mandetta, até que, no fim de março, decidiu deixar o governo.
Croda agora assumiu a função de coordenador de especialistas da Fiocruz e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).