Prefeitura de Nova Viçosa falha com barreira sanitária e população segue exposta ao vírus ; Assista ao Vídeo
Redação Fm News
A contaminação no município de Nova Viçosa em decorrência do Covid-19 tem aumentado exponencialmente trazendo preocupação a toda população, já que não há estrutura para conter a epidemia do novo coronavírus na região.
Desde o início da pandemia no Brasil e notícias da chegada dela no estado da Bahia, a gestão do município não tomou nenhuma ação efetiva como parte do combate e prevenção da doença. O comércio chegou a ser fechado, mas logo reabriu e as instruções de segurança não foram levadas a sério, nem ao menos fiscalizadas por parte da vigilância sanitária.
Por iniciativa dos próprios moradores, foi instalada uma barreira na entrada de Nova Viçosa, para impedir que veículos de outras localidades, principalmente capitais, não entrassem no território. Em seguida a mesma barreira foi substituída por uma feita pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de tomar as medidas necessárias de segurança, como medir a temperatura de todas as pessoas que adentram o município, tendo em vista que muitos trabalhadores se deslocam para as cidades próximas para trabalhar.
Infelizmente a barreira não surtiu nenhum efeito, pois os casos não só chegaram no município, como não param de aumentar. Segundo informações de moradores, ao passar pela barreira, não é medida a temperatura de ninguém e os técnicos de saúde apenas perguntam de ontem estão vindo e para onde vão, caso o motorista e os acompanhantes sejam moradores, os mesmos são imediatamente liberados.
O questionamento que fica é: se os moradores necessitam sair constantemente do município para trabalhar e buscar serviços fora, eles estão expostos ao vírus, logo podem voltar contaminados, então a prefeitura municipal não deveria cumprir todo o protocolo de segurança normalmente? Está é uma lógica que não fecha e a população segue exposta e sem o poder público agindo como responsabilidade.
As barreiras sanitárias são de extrema importância na contenção e combate do Covid-19, pois são um mecanismo utilizado por autoridades governamentais justamente para restringir a circulação de organismos vivos. Este mecanismo tem por objetivo evitar ou prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar a saúde de seres humanos.